Notícias

JUSTIÇA E EDUCAÇÃO

Ministro Luís Roberto Barroso participa de eventos na capital

publicado: 17/06/2024 08h48, última modificação: 17/06/2024 08h48
1 | 4
Na sexta-feira(14), presidente do STF fez palestra para estudantes | Foto: Leonardo Ariel
2 | 4
3 | 4
4 | 4
Luís Roberto Barroso foi à sede do TJPB e, depois, participou de um debate em um hotel | Foto: Divulgação/TJPB
02.jpg
03.jpg
01.jpg

por Filipe Cabral*

“A democracia não é só o governo da maioria. A democracia é o governo da maioria com respeito às regras do jogo e à preservação dos direitos fundamentais de todos, inclusive das minorias”. Essa foi uma das lições deixadas pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, durante palestra a estudantes do Ensino Médio da rede estadual da Paraíba, em João Pessoa.

O evento foi realizado na manhã de ontem, no Centro de Formação de Educadores, em Mangabeira. Além dos 500 estudantes, que lotaram o auditório, estiveram presentes o vice-governador do Estado, Lucas Ribeiro; o secretário estadual de Educação, Wilson Filho; o presidente da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Júnior; e o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), João Benedito da Silva.

A palestra fez parte da agenda do ministro na capital e contou com apoio do Governo do Estado, da Secretaria de Educação, TJPB e da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB).

Sobre o tema “Como fazer diferença para si próprio, para o Brasil e para o mundo”, Barroso contou aos estudantes da sua trajetória pessoal e comentou valores éticos, a importância do conhecimento e o desejo de progredir. A conversa também percorreu temas centrais do mundo atual como a defesa da democracia, a revolução tecnológica e a crise climática global.

Segundo o ministro, em suas viagens pelo país, além de visitar os tribunais e se reunir com magistrados, ele faz questão de visitar escolas públicas para se encontrar com os estudantes e motivá-los a ser bons cidadãos e a lutar por seus sonhos.

“É uma forma de contar um pouco a minha história e mostrar para os jovens que a vida não é feita só de sucessos, a vida não é vivida só nos picos. A gente levanta, cai, ganha, perde. É um depoimento que me gratifica imensamente e geralmente tem um retorno muito positivo”, disse o presidente do STF.

Para o vice-governador, Lucas Ribeiro, o encontro com o ministro Luís Roberto Barroso foi um “momento único” para os estudantes e para todos os presentes.

“É um momento realmente único termos, aqui na Paraíba, aqui no Centro de Formação dos Educadores, esse grande professor e presidente do STF, que está aqui hoje como professor, compartilhando os seus conhecimentos. O ministro, que foi também aluno de escola pública, pôde compartilhar sua trajetória com todos nós e dar uma demonstração de muita sensibilidade, retribuindo tudo que o acesso ao ensino de qualidade foi capaz de construir na vida dele”, destacou o vice-governador.

Políticas de educação

O secretário estadual de Educação, Wilson Santiago Filho, ressaltou a importância do encontro com os estudantes do Ensino Médio que, conforme observou, “estão, neste momento, prestes a tomar escolhas que vão embasar o resto de suas vidas”.

“Os estudantes que tiveram a oportunidade de estar aqui aproveitarão muito esses conhecimentos, se fizerem em casa as reflexões sobre aquilo que ouviram. Momentos como esse - dessa vez com o presidente do Supremo Tribunal Federal, a maior autoridade do Poder Judiciário do país - são extremamente importantes para a construção do futuro dos nossos estudantes”, afirmou.

Para além da conversa com o ministro, a estudante Carla Thays dos Anjos, da Escola Cidadã Integral (ECIT) Olivina Olívia Carneiro da Cunha, falou sobre a importância da implementação de políticas públicas educacionais no estado, citando, como exemplos, os programas Pé de Meia, Primeira Chance, Conexão Mundo, Se Liga no Enem e o Desafio Nota 1000.

“A educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento de toda a sociedade. Essas iniciativas demonstram o impacto positivo das políticas públicas em nossas vidas, porque elas não só melhoram a qualidade do ensino, como também fortalecem a nossa cidadania, pois nos prepararam para participar ativamente da sociedade”, argumentou.

“Através dessas políticas públicas, estamos dando passos para o futuro. [Eu torço para] que, juntos, nós possamos continuar lutando por uma educação de qualidade e por uma sociedade mais justa e inclusiva”, concluiu.

Membros do Judiciário prestigiam visita do presidente do STF

Luís Roberto Barroso foi à sede do TJPB e, depois, participou de um debate em um hotel | Foto: Divulgação/TJPB
A visita do ministro Luís Roberto Barroso a João Pessoa faz parte do programa “Diálogos da Magistratura”, uma iniciativa da AMB, do STF e do CNJ. Na Paraíba, o programa conta também com o apoio da AMPB e do TJPB.

Ainda ontem, após a palestra aos estudantes, Barroso visitou a sede do TJPB e participou de um encontro com os juízes paraibanos no Cabo Branco Atlântico Hotel. Segundo ele, o objetivo foi conversar sobre mecanismos para fazer com que os tribunais sejam mais eficientes e para aprimorar os serviços prestados pela Justiça à população.

“A Justiça não é propriamente um Poder ou só um Poder. A Justiça é um serviço que se presta à sociedade, de modo que a minha obsessão é melhorar a qualidade da Justiça e trabalhar para recrutar os melhores profissionais”, afirmou.

O presidente do TJPB, desembargador João Benedito da Silva, celebrou a presença do ministro. “Receber o presidente do Supremo Tribunal Federal é uma honra sempre para nós. O ministro sempre está disponível ao diálogo. Essa é uma conversa que ele tem com a magistratura, sempre com o sentido de melhorar a qualidade de interação entre magistrados e o gestor do nosso mais alto Poder”, pontuou.

“Ele se mostra uma pessoa simpática. E isso ajuda a ficarmos à vontade, para podermos dialogar e construir um Judiciário na perspectiva de sempre prestar um serviço melhor a toda a sociedade”, elogiou o presidente da AMPB, juiz Alexandre Trineto.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 15 de junho de 2024.