Notícias

Mundo vive crescente crise da democracia, diz governador

publicado: 15/11/2017 12h35, última modificação: 15/11/2017 12h35
15-11-2017-ricardo.jpg

Para Ricardo Coutinho, a crise na democracia brasileira tem causado avanço das desigualdades sociais e a desconstrução dos conceitos de liberdade e democracia - Foto: Francisco França

tags: livro , rubens pinto lyra , ricardo coutinho , democracia , política , crise


O governador Ricardo Coutinho (PSB) participou do lançamento do livro do professor Rubens Pinto Lyra (‘Teoria Política e Realidade Brasileira: incidências sobre a conjuntura política atual’), na segunda-feira (13), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. Na oportunidade, Ricardo destacou a importância da produção literária de Rubens Pinto Lyra para o estado e fez uma avaliação da conjuntura política atual.

Para Ricardo, o mundo vive uma crescente crise da democracia representativa e essa realidade tem afetado, especialmente, o Brasil em aspectos importantes: no avanço das desigualdades sociais e na desconstrução dos conceitos de liberdade e democracia. O governador destacou que “essa crise da democracia representativa e outros aspectos políticos têm sido muito bem avaliados pelo professor Rubens Pinto Lyra, ao longo de sua trajetória acadêmica”.

Rubens Pinto Lyra é doutor em Direito, na área de Política e Estado, pela Universidade de Nancy (França-1975), pós-doutor pela Universidade de Picardie (França-1991). Foi professor dos cursos de Pós-Graduação em Sociologia e em Direito da UFPB e do Curso de Pós-Graduação em Direito da Universidade Potiguar (RN). Fundou e dirigiu a Associação Brasileira dos Ouvidores e o Fórum Nacional das Ouvidorias Universitárias. Rubens Pinto Lyra é presidente do Centro Brasileiro de Estudos Sociais e Políticos (Cebesp).

Autor ou organizador de mais de 27 livros sobre política, socialismo, democracia e direto, Rubens Pinto Lyra disse que sua nova obra pode ajudar pesquisadores e estudantes a compreenderem como as teorias políticas mais influentes na história foram arquitetadas, e de que maneira elas determinam a vida política atual, especialmente a brasileira, como no artigo que trata do “estado da arte” dessa democracia e analisa o protagonismo do Poder Judiciário e o do Ministério Público, expondo as limitações e riscos decorrentes do ativismo judicial.

O evento contou com a presença de representantes da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), os deputados estaduais João Gonçalves (PDT), Estela Bezerra (PSB) e Anísio Maia (PT); e de professores e estudantes universitários que participaram do debate ‘Teoria Política e Realidade Brasileira’. A discussão foi coordenada pelo professor Guiseppe Tosi (UFPB), com a participação dos cientistas políticos José Henrique Artigas Godoy (UFPB) e Marcos Costa Lima (UFPE), bem como do governador do estado da Paraíba, Ricardo Coutinho.