transportes em santa rita

Nicola quer incorporar alternativos

publicado: 23/08/2024 10h10, última modificação: 23/08/2024 10h10
Candidato do Agir diz, em entrevista à Rádio Tabajara, que a iniciativa vai melhorar mobilidade na cidade
2024.08.22 Nicola © Leonardo Ariel (2).jpg

Nicola afirma ter propostas para resolver o problema dos ônibus, assegurando mais acessibilidade para a população | Foto: Leonardo Ariel

por Filipe Cabral*

Candidato a prefeito de Santa Rita, Nicola Lomonaco (Agir) disse, ontem, em entrevista à Rádio Tabajara, que pretende incorporar os veículos de transporte alternativo da cidade ao sistema de transporte público municipal para melhorar a mobilidade urbana no município.

O empresário foi o segundo entrevistado da sabatina organizada pela emissora da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) com os candidatos a prefeito de Santa Rita. A entrevista foi realizada ao vivo, no estúdio da rádio, durante o Jornal Estadual, com mediação de Josi Simão e Oscar Xavier, às 7h da manhã, e está disponível também no canal da emissora no YouTube.

“Nós temos duas situações ali: vamos resolver o problema da questão dos ônibus, garantindo até ônibus com acessibilidade, que hoje não tem; e vamos trabalhar também com um banco da própria Prefeitura para viabilizar os alternativos, para que eles se tornem uma opção de transporte. Seria a possibilidade de transformar uma ajuda econômica dentro de um banco feito através da Prefeitura para que esse pessoal que é alternativo mude para veículo de sete lugares para melhorar a segurança e aumentar o transporte do povo que se desloca para outros bairros, para pegar um trem ou propriamente para João Pessoa”, explicou.

Ainda sobre o apoio ao transporte alternativo em Santa Rita, o candidato acrescentou que, em sua gestão, os motoristas do setor poderiam ser contratados, inclusive, para prestar serviços para a própria Prefeitura.

“Ao invés de contratar grandes empresas locadoras de veículo, a gente vai trabalhar com o próprio profissional da casa. A Prefeitura aluga o carro do alternativo e também paga ao próprio motorista — o proprietário do carro — o salário dele”, arrematou.

Ao longo do programa, Nicola também respondeu a perguntas sobre outros temas sorteados pela dupla de apresentadores e enviados por ouvintes, como educação, infraestrutura e segurança.

Candidato se comprometeu a reforçar o efetivo da Guarda Civil Municipal a partir da realização de um novo concurso

No campo da educação, por exemplo, o candidato do Agir disse que já assumiu um compromisso com o Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Santa Rita (Sinfesa) de que o secretário municipal da pasta será escolhido pelos próprios professores “para que eles tenham autonomia e para fazer uma educação séria dentro da cidade de Santa Rita”.

“Nós vamos fazer isso junto com a categoria. Todo o desenvolvimento que for, seja de cronograma ou de melhoria salarial, na parte da educação, vai ser feito junto com o magistério e junto com o sindicato”, assegurou o candiato.

Questionado por um ouvinte sobre o que pretende fazer para melhorar os serviços de fornecimento de água e iluminação pública na cidade, Nicola elencou como prioridades: o encerramento do contrato com a Águas do Nordeste (ANE) — atual responsável pelo tratamento de água e esgotos do município; e a celebração de convênios com empresas de energia solar.

“Nós temos um projeto de fazer uma parceria com grandes empresas de energia solar para poder trazer gratuitamente para a população, especialmente a de baixa renda, tanto a iluminação pública quanto a própria energia de consumo interno de casa. Tem como a gente fazer isso, precisa só de interesse”, afirmou.

Em relação à segurança pública, o candidato se comprometeu a reforçar o efetivo da Guarda Civil Municipal a partir da realização de um novo concurso público.

“Nós vamos fazer um concurso que realmente traga um número de pessoas que atenda ao município. Vamos também fazer a parceria com o governador junto com a Polícia Militar, dar treinamento a esse pessoal e prepará-los, porque tem muita gente que precisa. Não é só vestir a farda e ir para o meio da rua. Tem que ter uma capacitação e nós temos um grupo, hoje, para fazer essa capacitação desses profissionais que são de Santa Rita, que conhecem Santa Rita e que vão fazer por Santa Rita”, anunciou.

Entrevistas

O ciclo de entrevistas da Rádio Tabajara com os candidatos a prefeito de Santa Rita segue hoje com a participação de Severino Biló (PT). Na próxima semana, as entrevistas retornam na segunda-feira (26) com Luciano Alvino (Podemos) e, na terça-feira (27), com Jodson Júnior (PSol). Jackson Alvino (Progressistas) encerra o ciclo de sabatinas na quarta-feira (28).

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 23 de agosto de 2024.