ELEIÇÕES EM SANTA RITA

Nilvan quer parceria com o Estado

publicado: 22/08/2024 09h11, última modificação: 22/08/2024 09h11
Candidato do Republicanos em Santa Rita, radialista diz que diálogo pode ajudar a solucionar problemas
2024.08.21 Nilvan Ferreira © Leonardo Ariel (1).jpg

Nilvan FerreiraNilvan Ferreira foi o entrevistado da Rádio Tabajara sobre as propostas para administrar o município de Santa Rita - Foto: Leonardo Ariel

por Filipe Cabral*

O candidato a prefeito de Santa Rita Nilvan Ferreira (Republicanos) disse, ontem, em entrevista à Rádio Tabajara, que conta com a parceria do Governo do Estado da Paraíba para resolver os problemas da administração pública do município.

O comunicador foi o primeiro entrevistado da sabatina organizada pela emissora da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) com os candidatos a prefeito de Santa Rita. Como ocorreu na semana anterior com os candidatos de Cabedelo, a entrevista foi realizada ao vivo, no estúdio da rádio, durante o Jornal Estadual, com mediação de Milena Sousa e Oscar Xavier, às 7h da manhã, e está disponível também no canal da emissora no YouTube.

Ao longo do programa, Nilvan respondeu a perguntas sobre temas sorteados pela dupla de apresentadores, como mobilidade urbana, segurança, saúde e infraestrutura. Em todos eles, o candidato do Republicanos fez questão de reforçar a aliança firmada recentemente com o governador João Azevêdo para fazer avançar as políticas públicas na cidade.

Em relação aos problemas de infraestrutura, por exemplo, o comunicador garantiu que, se eleito, cancelará o contrato com a Águas do Nordeste (ANE) — empresa do Grupo Lara que atualmente é responsável pelo abastecimento de água e tratamento do esgotos do município — e investirá maciçamente na expansão do sistema de saneamento básico, pois, segundo ele, “de cada um real que você gasta em saneamento básico, você economiza quatro na saúde”.

“Essa empresa que está cuidando da água e do saneamento básico de Santa Rita, nesses moldes, ela não continua. Eu vou cancelar o contrato porque a cidade não ganhou nada com isso. Vou chamar o governador e dizer: ‘governador, quanto é que nós vamos ter de investimento para resolver o problema dos esgotos em Santa Rita?’. Essa questão da infraestrutura básica, que passa pelas questões de drenagem e esgotamento sanitário, a gente já tem como horizonte muito importante nas problemáticas principais da cidade”, afirmou.

Sobre o tema da saúde, em resposta a um ouvinte da rádio, Nilvan Ferreira disse que a “receita” para o problema passa por investimentos na atenção básica, pelo fortalecimento do Programa Saúde da Família (PSF) no município e pela construção de acordos de cooperação em relação aos serviços de média e alta complexidade.

“Meu secretário de Saúde será um técnico, um gestor conhecedor dos problemas da área para que a gente possa: botar os PSFs para funcionar; solucionar a questão dos tratamentos de hemodiálise; ter um sistema interligado entre os PSFs, a Secretaria de Saúde e a central de regulação dos procedimentos, acabando com o papel e utilizando a fichinha já tá toda on-line; e abrir um Pronto Socorro de Fraturas no município. A gente tem o Estado parceiro nisso e essa é a nossa receita para que, em pouco tempo, a saúde possa funcionar”, explicou o candidato, que ainda prometeu: “A partir do primeiro semestre do ano que vem, a gente vai ter todos os PSFs com médico, dentista, enfermeiro, auxiliar e técnico. Teremos também o agente de saúde incentivado e priorizado para fazer o atendimento lá na ponta, de casa em casa, para que a Prefeitura faça avançar as questões básicas nesse atendimento do PSF, que tem que ser o cartão-postal de qualquer gestão em Santa Rita”.

A parceria com o Governo do Estado voltou a aparecer nas perguntas sobre segurança pública e mobilidade urbana. Em relação ao primeiro tema, o candidato comentou sobre a intenção de construir bases da Polícia Militar em pontos estratégicos da cidade, reforçar a iluminação de vias e praças públicas e fortalecer a Guarda Municipal por meio de treinamento e armamento do corpo funcional da instituição. “Eu penso que a Guarda Municipal deve ser uma parceira da Polícia Militar na garantia da sensação de segurança das pessoas. Nós vamos treinar nossos guardas municipais em parceria com o Estado, inclusive na Academia de Polícia da Paraíba, para que eles possam ter, até mesmo, o treinamento necessário para andar armado”, salientou.

No que tange à mobilidade urbana, o candidato do Republicanos disse que abordará os problemas da cidade de forma técnica.

“Nós teremos uma Semob [Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana] com técnicos especializados para fazer um planejamento para os próximos quatro anos que nos permita avançar na questão da organização do transporte coletivo, da ligação de bairro para bairro, fazer uma grande quilometragem de ciclovias para incentivar o uso de bicicletas e avançar na questão da acessibilidade, da pavimentação de ruas e na infraestrutura básica da mobilidade”, pontuou.

Entrevistas

O ciclo de entrevistas da Rádio Tabajara com os candidatos a prefeito de Santa Rita segue hoje com a participação de Nicola Lomonaco (Agir). Na sexta-feira, será a vez de Severino Biló (PT). Na próxima semana, as entrevistas retornam com Luciano Alvino (Podemos), na segunda-feira (26), Jodson Júnior (PSol), na terça-feira (27) e Jackson Alvino (Progressistas), na quarta-feira (28).
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 22 de agosto de 2024.