Notícias

segundo turno em jp

Nomes nacionais nas campanhas

publicado: 17/10/2024 09h24, última modificação: 17/10/2024 09h25
PT tenta trazer presidente Lula para apoiar Cícero; Bolsonaro chega para ajudar ex-ministro Marcelo Queiroga

As campanhas políticas para o segundo turno em João Pessoa estão apostando no apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao candidato à reeleição Cícero Lucena (Progreessistas) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a Marcelo Queiroga (PL).

Bolsonaro visita João Pessoa hoje e tem uma agenda que começa no aeroporto Castro Pinto, para onde foi convocado o apoio dos partidários do ex-ministro da Saúde. De lá, o ex-presidente e o candidato da oposição em João Pessoa, sairão em carreta e percorrerão 13 bairros em quatro horas de acordo com a programação de campanha.

Já o PT está fazendo gestões junto à direção nacional do Partido para trazer o presidente Lula a João Pessoa. Jackson Macêdo, presidente estadual do Partido dos Trabalhadores, disse que é importante viabilizar vitórias para o projeto de 2026.

Ampliação de escolas integrais é um dos compromissos do prefeito

O prefeito Cícero Lucena, candidato à reeleição pela coligação ‘João Pessoa no Caminho Certo’, vai ampliar o número de escolas integrais de 27 para 50. O compromisso, que vai fortalecer a educação na capital, vem sendo reforçado pelo gestor durante suas ações de campanha. As Escolas Municipais Ativas Integrais (Emai) atendem atualmente 6,6 mil estudantes.

Também voltada para a área da educação, integra o Plano de Governo a implantação de novos laboratórios de Ciências em todas as escolas de Ensino Fundamental II municipais, fazendo avançar a educação em Ciências na perspectiva da alfabetização científica.

Dentro do planejamento, está a construção de um Centro Escolar Municipal de Atividades Pedagógicas Integradoras (Cemapi) no Bairro Jardim Veneza/Três Lagoas, com recursos próprios.

Além das propostas apresentadas no Plano de Governo, a gestão comemora avanços como o fortalecimento da escola integral com a implantação de um novo modelo para 21 unidades de Ensino Fundamental (Emai).

Nelas, é ofertada uma formação acadêmica de excelência, trabalhando com metodologias de êxito, de forma a favorecer a experimentação de atividades dinâmicas, contextualizadas e significativas para os estudantes em distintas áreas.

O diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) de João Pessoa realizará uma plenária amanhã com o candidato à reeleição, Cícero Lucena (PP). O encontro será de apoio a Cícero no segundo turno das eleições deste ano na capital e ocorrerá, às 18h, no Sindicato dos Bancários.

A decisão de promover a plenária é uma resposta à Resolução da Executiva Nacional e do Diretório Municipal do PT, que orienta o partido a se opor a candidaturas bolsonaristas que estejam competindo nesta etapa do pleito no Brasil. A medida tem como objetivo combater o bolsonarismo nas cidades e fortalecer as candidaturas alinhadas aos princípios do PT.

Marcelo Queiroga promove hoje carreata com ex-presidente em JP

O ex-presidente Jair Bolsonaro chega hoje a João Pessoa para participar ao lado do ex-ministro da Saúde e candidato a prefeito de João Pessoa, Marcelo Queiroga (PL), de uma carreata. O evento terá início ao meio-dia, com concentração no estacionamento do Almeidão.

A campanha de Marcelo Queiroga investe na polarização política, trazendo para  a disputa local o antagonismo entre apoiadores de Lula e Bolsonaro.

 Cícero Lucena obteve 49,16% dos votos válidos no primeiro turno, enquanto Queiroga ficou com 21,77%. O segundo turno será disputado no dia 27 de outubro.

Marcelo Queiroga foi ministro da Saúde no Governo Bolsonaro, assumindo o cargo no auge da crise pandêmica. Envolvido em diversos problemas e polêmicas em um momento em que o país enfrentava discussões sobre a necessidade de uma vacinação em massa.

A coordenação de campanha de Queiroga convocou apoiadores do candidato para recepcionar Bolsonaro no Aeroporto Castro Pinto. De lá, eles sairão para o estacionamento do Estádio Almeidão, onde haverá concentração para a carreata que percorrerá 13 bairros de João Pessoa, em quatro horas.

Além da carreata/motociata, Bolsonaro irá ao Mercado Público de Mangabeira para um corpo a corpo. Em seguida, passará por diversos bairros. O evento deve acabar às 16h no bairro de Cruz das Armas, de onde o ex-presidente seguirá para o Aeroporto Castro Pinto.

Ontem o candidato a vice-prefeito na chapa de Queiroga, Sérgio Queiroz, fez uma convocação pelas redes sociais para que os apoiadores da campanha fossem ao Aeroporto Castro Pinto para um “adesivasso”. Segundo ele, o objetivo é “adesivar”  mil veículos.

“Pessoal, vamos receber o presidente Bolsonaro entre 11h30 e 12h30 e depois vamos ao estádio Almeidão para a carreata”, convocou.

Veneziano diz que MDB libera filiados para escolher candidato

O senador e presidente do MDB na Paraíba, Veneziano Vital do Rêgo, anunciou, ontem, que o MDB liberará seus eleitores e filiados para escolherem qual candidato apoiarão no segundo turno das Eleições Municipais em João Pessoa. A declaração foi feita por meio do perfil do senador nas redes sociais.

Segundo Veneziano, a decisão foi tomada após conversas com lideranças nacionais e com “todos aqueles e aquelas que participaram do processo eleitoral em primeiro turno” pelo partido. Na Paraíba, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o MDB elegeu 23 prefeitos, 34 vice-prefeitos e 246 vereadores.

“Livre Escolha. Este é o posicionamento do MDB da Paraíba em relação ao segundo turno da eleição para prefeito em João Pessoa, decidido após uma ampla discussão interna no partido e após nossas conversas com o presidente Lula, com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e com o ministro Alexandre Padilha”, afirmou.

No vídeo publicado nas redes, o vice-presidente do Senado disse que, apesar do “respeito e reconhecimento” que tem pelo ex-ministro da Saúde e candidato a prefeito de João Pessoa pelo Partido Liberal (PL), Marcelo Queiroga, não poderia apoiá-lo. Em suas palavras, Queiroga e seu grupo político representam “tudo aquilo que é antagônico aos conceitos do MDB, aos nossos posicionamentos, à defesa intransigente que nós fizemos ao lado do presidente Lula pela nossa democracia, pelas nossas instituições, por políticas públicas sociais e por desenvolvimento econômico”.

Ainda segundo Veneziano, entre as opções restantes de apoiar Cícero Lucena (PP) ou liberar os emedebistas para votar como quiserem, prevaleceu a segunda. O parlamentar, contudo, não explicou os motivos pelos quais não apoiará o atual prefeito.

No primeiro turno, o MDB participou da campanha em João Pessoa compondo a chapa do candidato do Podemos, Ruy Carneiro, que concorreu à prefeitura, com a emedebista Amanda de Melo (Amanda CSI) como vice. Na cerimônia de lançamento da chapa, ao lado do também senador Efraim Filho (União Brasil) e do ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB), Veneziano destacou que o apoio a Ruy manifestava a continuidade da aliança entre os políticos iniciada nas Eleições Gerais de 2022, quando Pedro Cunha Lima concorreu ao Governo do Estado contra o atual governador, João Azevêdo (PSB).

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 17 de outubro de 2024.