Notícias

Nova pesquisa Ibope aponta virada de Haddad sobre Bolsonaro

publicado: 24/10/2018 06h35, última modificação: 24/10/2018 06h35
haddad_bolsonaro.jpeg

Aumento na rejeição a Jair Bolsonaro e crescimento de Fernando Haddad reflete momento político e indica mudança no eleitorado - Foto: Reprodução


Os últimos acontecimentos políticos mexeram na corrida eleitoral entre Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) à Presidência da República. Os ataques às instituições e o desligamento das páginas e perfis que atuavam de forma ilegal em favor Bolsonaro provocaram queda nas intenções de voto do candidato. Com o crescimento da candidatura progressista, mais o aumento da rejeição ao militar, a nova pesquisa Ibope divulgada na noite dessa terça-feira (23) indica possível virada de Fernando Haddad neste segundo turno. 

Segundo a pesquisa Ibope, a rejeição ao candidato da extrema-direita subiu cinco pontos em uma semana, saindo de 35% para 40%. Nos votos válidos, Bolsonaro caiu dois pontos, indo para 57%, e nas menções espontâneas a queda é de cinco pontos percentuais, de 47% para 42%. 

Já o candidato do PT a presidente, Fernando Haddad aparece em alta: subiu dois pontos nos votos válidos, de 41% para 43%, e viu sua rejeição cair seis pontos, de 47% para 41%. O crescimento corresponde a uma mudança nas intenções de voto de pelo menos três milhões de eleitores. Votos brancos e nulos somam 10% e indecisos, 3%. 

Após a divulgação da pesquisa, Fernando Haddad comemorou o resultado em suas redes sociais. "Eu tenho um anúncio pra fazer pra vocês: domingo nós vamos ganhar a eleição. Eu não tenho dúvidas do que estou falando. Desde ontem eu estou sentindo no ar uma virada. Nós começamos a crescer, ele começou a cair e vai começar a tremer."

O candidato Jair Bolsonaro não comentou a pesquisa.