Eleições

O desafio do primeiro voto em 2024

publicado: 25/03/2024 09h31, última modificação: 25/03/2024 09h44
Justiça Eleitoral promove campanha de incentivo a jovens de 16 e 17 anos, que já podem, mas não são obrigados a votar
TRE-PB_semana jovem eleitor (1).jpg

Campanha de incentivo aos jovens a tirar o primeiro título | Foto: Justiça Eleitoral

por Filipe Cabral*

Como em todo ano eleitoral, em 2024, jovens de 16 e 17 anos de todo o Brasil são convidados a exercer a cidadania e fortalecer a democracia no país através do voto. Neste ano, em que serão eleitos vereadores e prefeitos em milhares de municípios da Federação,  o período para alistamento eleitoral vai até o dia 8 de maio.

Embora o voto seja facultativo aos menores de 18 anos, a participação da juventude tem sido cada vez mais importante na definição dos rumos tanto do país como das cidades. Justamente por isso, a Justiça Eleitoral tem promovido campanhas de incentivo direcionadas às pessoas que podem participar das eleições pela primeira vez e, assim, ajudarem a construir o futuro dos municípios onde vivem.

Na última semana, por exemplo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os Tribunais Regionais (TREs) de todos os estados brasileiros realizaram o “Festival Primeiro Voto”, que contou também com a cooperação de organizações da sociedade civil e de instituições públicas e privadas.

Na Paraíba, além das ações de cadastramento eleitoral nos cartórios das 77 Zonas Eleitorais espalhadas pelo estado, o TRE-PB produziu uma série de conteúdos para as redes sociais em parceria com prefeituras, como a de Junco de Seridó, e órgãos públicos, como a 7ª Gerência Regional de Ensino, em Itaporanga.

“Uma das missões da Justiça Eleitoral é, exatamente, o exercício da cidadania. O Tribunal Superior Eleitoral e os Tribunais Regionais têm tido uma missão extraordinária e primordial nessa inclusão do jovem eleitor. Até o dia 8 de maio, aquele jovem que completar 16 anos até a data das eleições - 6 de outubro - pode procurar a Justiça Eleitoral para fazer o seu alistamento eleitoral”, informou a presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias.

Alistamento pode ser feito pela internet

O alistamento eleitoral (primeiro título) pode ser feito através da internet - por meio do “Autoatendimento Eleitoral”, na página do TSE - ou presencialmente em um cartório eleitoral na Zona Eleitoral responsável pelo município onde a pessoa deseja votar.

Para fazer a solicitação são necessários os seguintes documentos: documento oficial de identificação, comprovante de vínculo com o município, comprovante de pagamento de débito (quando houver débito com a Justiça Eleitoral), e comprovante de quitação militar (obrigatório somente para as pessoas de gênero masculino).

De acordo com dados do TSE, 42.322 eleitores paraibanos de 16 e 17 anos participaram das últimas eleições municipais, em 2020, o que corresponde a 1,42% do total de votos registrados no estado durante o pleito.

Em 2022, o número cresceu para 57.814 (1,87% do total), provando que, mesmo com a participação facultativa, cada vez mais jovens têm se interessado nos processos políticos e democráticos da Paraíba.

Adolescentes se antecipam para evitar corrida de última hora

O jovem estudante Kauê de Farias foi um dos que se adiantou para participar das eleições deste ano. Embora tenha apenas 15 anos, Kauê completará os 16 antes de outubro e, portanto, poderá escolher seus candidatos a prefeito e vereador no município de Cabedelo, onde pretende votar. Segundo ele, o gosto pela democracia foi cultivado em casa.

“A minha mãe e minha família me motivaram a tirar o título. Eu quero votar porque é importante para ter um futuro melhor. Vou ver as propostas dos candidatos e escolher da melhor forma”, disse o jovem eleitor.

Também com 15 anos, Mariana Pires mora em João Pessoa e garantiu que pretende tirar o título até o fim do mês.

“É bom participar da eleição porque a pessoa pode ter uma noção do futuro e das mudanças que a votação vai trazer para a cidade e para a população”, explicou.

Atenta aos problemas da cidade, Mariana já sabe o que avaliar na hora de escolher seus candidatos:

“Eu desejo uma mudança para a escola e para a sociedade como um todo. A gente viu que nos últimos anos os valores das coisas, da comida principalmente, subiram muito e tem gente que não tem condição de se manter por causa disso. Uma mudança nessa questão ajudaria muitas pessoas, principalmente as da comunidade”, observou.

Na mesma linha, Vitor Tavares, de 16 anos, também disse que pretende votar nas eleições municipais da capital. Embora considere que a situação política “está um pouco complicada”, o estudante ainda acredita na força da democracia para melhorar a vida das pessoas, especialmente as que necessitam dos serviços públicos.

“Hoje em dia a situação política está um pouco complicada. Mas é sempre bom procurar um candidato que tenha boas propostas para aquilo que o município necessita. Eu pretendo votar em candidatos que visem melhorar as escolas e os serviços públicos, como os hospitais”, comentou.

“É muito importante que os políticos apoiem a educação nos municípios, porque eu vejo que, hoje em dia, muitos jovens estão desistindo da escola ou porque não têm condição financeira ou por falta de manutenção no local da escola. A escola que eu vim mesmo, não era totalmente propícia, tinha muita coisa quebrada. Então, o candidato que ajude nisso, que faça essas coisas, eu vou votar nele”, concluiu.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 24 de março de 2024.