Notícias

PONTE DO FUTURO

Obra é prevista para o fim do ano

publicado: 05/07/2024 08h54, última modificação: 05/07/2024 08h54
Licitação foi iniciada no dia 23 de março e o Estado abre, hoje, as propostas de empresas inscritas no processo

por Tiago Bernardino*

A abertura das propostas das empresas para a licitação da construção da Ponte do Futuro, que interligará os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena, ocorre hoje, segundo informou o secretário de Estado da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga.

Ao Jornal A União, o gestor da pasta explicou que, após a abertura da proposta, será disponibilizado um prazo para recursos e também para avaliar se as propostas atendem à parte técnica do acervo. Só depois disso será feita a assinatura do contrato.

“Depois da formalização do contrato com a empresa, é que ela vai desenvolver o projeto básico e o projeto executivo para a obra. Eu imagino que, entre novembro e dezembro deste ano, a gente consiga iniciar já a parte de obra mesmo”, projetou Deusdete Queiroga.

Ontem, o governador João Azevêdo comentou que espera que não haja intercorrências no processo, nem interposição de recursos por parte das empresas concorrentes.

O projeto

O processo licitatório para a construção da ponte foi iniciado em 23 de março deste ano. A Ponte do Futuro representa uma importante intervenção na mobilidade urbana e no desenvolvimento econômico, pois eliminará gargalos logísticos no Porto de Cabedelo e fomentará o turismo no Litoral Norte da Paraíba.

As obras terão início no km 9,64 da BR-230, na estrada de Cabedelo. O projeto consiste na construção de duas pontes.

A primeira ponte terá uma extensão de dois quilômetros e ligará a BR-230 à BR-101 norte. O projeto prevê pista de 7,2 m; pista de passeio de 3,3 m; ciclovia de 2,5 m; e acostamento de 2,5 m. A intervenção na mobilidade urbana ainda contará com um viaduto sobre uma linha férrea de 40 m e um mirante.

Já a segunda ponte terá extensão de 480 m e será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena.

O complexo rodoviário também contará com um prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena, com 5 km de extensão, até o entroncamento com a PB-019; e adequação de PB-025 até o entroncamento da BR-101, com extensão de 500 m.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 05 de julho de 2024.