Notícias

ODE faz hoje uma assembleia com os conselheiros já eleitos

publicado: 12/09/2017 00h05, última modificação: 12/09/2017 08h38
ODE-SUME-secomPB.jpg

Nesta quarta-feira será realizado o Planejamento Democrático e, na quinta, o IV Seminário Paraibano de Democracia Participativa - Foto: Secom-PB

tags: conselho estadual , governo do estado


O Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva do Orçamento Democrático Estadual, realiza, a partir desta terça-feira (12), as primeiras assembleias de reuniões ordinárias do Conselho Estadual, com a presença dos conselheiros eleitos nas últimas audiências públicas regionais. Na quarta-feira (13), seguindo a programação, será realizado o Planejamento Democrático e, na quinta-feira (14), o IV Seminário Paraibano de Democracia Participativa. A programação deve reunir os conselheiros das 14 Regiões Geoadministrativas e faz parte do ciclo 2017 de atividades do Orçamento Democrático Estadual.

A primeira assembleia ordinária do Conselho Estadual do Orçamento Democrático acontece a partir das 18h, no Centro de Treinamento de Professores, em Mangabeira; o Planejamento Democrático será realizado das 8h às 17h, na Casa Fundação José Américo, em João Pessoa; e encerrando a programação, o IV Seminário Paraibano de Democracia Participativa, que acontecerá durante a quinta-feira (14), na Escola Municipal Severino Marinheiro, localizada na cidade de Juazeirinho.

Segundo o secretário executivo do Orçamento Democrático, Gilvanildo Pereira, dentro da programação dessas atividades, estão previstas palestras sobre “Uma visão de governança e participação popular”, “Orçamento Democrático e Participação Popular: uma política que constrói igualdades”, “Governo Democrático – Sociedade participativa”, entre outros, além de rodas de diálogos e mesas temáticas. “Essas serão as primeiras atividades em conjunto com a nova composição do conselho do Orçamento Democrático, quando serão discutidos pontos importantes, como as reivindicações eleitas nas audiências regionais. Os conselheiros terão os primeiros contatos de como é o trabalho desenvolvido pelo governo, por meio do ODE, e em conjunto com a sociedade, disse o secretário.

Gilvanildo lembrou ainda que cada uma dessas atividades tem sua significativa importância para o bom andamento das ações e obras do governo. “A primeira assembleia ordinária do Conselho deliberará uma série de atividades, que vão desde o debate no Planejamento Democrático, quando se discutirá as prioridades eleitas pela população das 14 regiões, assim como de aprendizado, com o Seminário Paraibano de Democracia Participativa, que abordará temas relevantes para a formação do conselheiro, com a participação, inclusive, de gestores municipais que desenvolveram, a partir do modelo de gestão participativa implantada pelo Governo do Estado, a mesma política em seus municípios”, comentou Gilvanildo.

Ainda dentro da programação está previsto o lançamento da Rede Paraibana de Democracia Participativa, em conjunto com as prefeituras que implantaram e já desenvolvem o mesmo modelo de política participativa implantada pelo Governo do Estado.