Notícias

conferência estadual da saúde

Pacto Nacional pela Vacinação é assinado

publicado: 25/05/2023 15h51, última modificação: 25/05/2023 15h51
conferencia_estaadual_saude-f-russo (2).JPG

Pacto assinado por autoridades e entidades da Saúde - Foto: Marcos Russo

por Carol Cassoli*

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Conselho Estadual de Saúde (CES) iniciaram ontem a 10ª Conferência Estadual de Saúde. Na ocasião, representantes da saúde na Paraíba se reuniram para a assinatura do Pacto Nacional pela Consciência Vacinal. O evento continua hoje e segue até amanhã, no Espaço Cultural, em João Pessoa.

O Pacto Nacional pela Consciência Vacinal foi lançado em novembro do ano passado e tem o propósito de incentivar uma atuação coordenada e nacional entre o Ministério Público brasileiro e os órgãos de saúde pública, a fim de retomar índices seguros e homogêneos de coberturas vacinais em todo o país. Ontem, na abertura da 10ª Conferência Estadual de Saúde, o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, assinou o documento, que reforça o compromisso do estado com a segurança da população.

“Na Paraíba o SUS funciona. Muito nos orgulham nossos números da vacinação. Nos últimos tempos, foi mais do que necessário falar que vacinas salvam vidas, protegem a todos. Foram tempos difíceis. Por isso a importância de um pacto como esse, pela vacinação, pela vida”, comemorou Lucas Ribeiro. O vice-governador lembrou que, nesta sexta-feira (26), mais uma aeronave será agregada ao Programa de Transporte Aeromédico do Estado, reafirmando o empenho do Governo do Estado com a saúde da população.

Além do vice-governador, o secretário de Saúde do Estado, Jhony Bezerra, e representantes de diversas entidades comprometidas com a saúde da população assinaram o pacto. “O Governo do Estado da Paraíba tem se destacado por suas políticas de vacinação. Ficamos muito felizes em participar desta campanha, que traz a vacina para o cenário nacional. Esse é um momento muito importante de resgatar nossa tradição da vacina”, comentou Jhony Bezerra ao relembrar que, no ano passado, a Paraíba foi o primeiro estado a atingir a meta de cobertura vacinal para poliomielite e, atualmente, lidera o ranking nacional de imunização contra a Influenza.

Após a assinatura do pacto, houve a abertura solene do evento e, sem seguida, uma conferência magna, cujo comando foi feito pela secretária executiva de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, que levantou o debate sobre o tema central do evento: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia”. A conferência acontece a cada quatro anos e é um espaço para mobilização e diálogo dos principais temas relacionados à saúde no estado. A proposta é debater o assunto a partir dos seguintes eixos: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”; “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas” e “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”.

Durante os três dias de fórum, mais de 700 delegados selecionados das Secretarias Municipais de Saúde circulam pelo evento para discutirem as políticas públicas de saúde em toda a Paraíba para os próximos quatro anos (2024-2027). Hoje, o credenciamento dos participantes começa às 8h30 e, depois, serão realizadas duas mesas-redondas. À tarde, a partir das 14h30, serão iniciados os trabalhos de grupo.

 *Matéria publicada originalmente na edição impressa de 25 de maio de 2023.