eleições 2024

Paraíba tem 3,2 milhões de eleitores

publicado: 24/07/2024 09h14, última modificação: 24/07/2024 09h14
Número foi divulgado pelo TRE-PB; mulheres são maioria, com 53% do total de inscritos para pleito de outubro
preparação_secção_votação-foto-edson_matos  (10).JPG

O maior colégio eleitoral da Paraíba é o da capital João Pessoa, com 566.293 eleitores | Foto: Edson Matos/Arquivo A União

por Tiago Bernardino*

A Paraíba possui 3.225.826 eleitores aptos a votar nas eleições de 2024, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Mulheres representam a maioria do eleitorado.

O eleitorado feminino representa 53% do total no estado, totalizando 1.697.116 eleitoras. Enquanto os homens representam 47% do eleitorado, sendo 1.528.710 aptos a votar neste ano.

O maior colégio eleitoral da Paraíba é João Pessoa, com 566.293 eleitores, seguido por Campina Grande, com 298.896 eleitores. O município com o terceiro maior eleitorado é Santa Rita, com 101.717 eleitores. João Pessoa e Campina Grande, por possuírem mais de 200 mil eleitores, são as únicas cidades paraibanas em que há a possibilidade de segundo turno para a escolha do prefeito.

Por outro lado, os três menores colégios eleitorais do estado são: Curral Velho, com 2.384 eleitores; Parari, com 2.379 eleitores; e Coxixola, com 2.055 eleitores.

Após a consolidação das últimas decisões acerca do registro de eleitores, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou a atualização do eleitorado que está apto a votar nas eleições deste ano. No Brasil, são 155.912.680 pessoas aptas a ir às urnas escolher os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.569 municípios brasileiros.

Segundo as estatísticas do TSE, houve um crescimento de 5,4% do eleitorado em comparação com as eleições municipais de 2020. Naquele pleito, o número de eleitoras e eleitores aptos a votar era de 147.918.483.

Eleitoras e eleitores do Distrito Federal e de Fernando de Noronha não participam de eleições municipais. As eleitoras e os eleitores brasileiros que estão registrados para votar no exterior também não participam do pleito, já que só votam em eleições presidenciais.

Por esse motivo, devido ao eleitorado específico que não vota nas eleições municipais, não se pode comparar os números de eleitoras e de eleitores de um pleito municipal com o de uma eleição geral.

Eleitores podem transferir

Começou na segunda-feira (22) o prazo para que eleitoras e eleitores que se encontram em determinadas condições possam se habilitar, na Justiça Eleitoral, para votar em outra seção ou local, dentro do mesmo município em que estão inscritos.

A medida tem como objetivo permitir que pessoas, por trabalharem, por terem dificuldade de locomoção ou por estarem privadas provisoriamente de liberdade, possam votar em seções eleitorais diferentes daquelas em que estão registradas. Essa opção, chamada de transferência temporária, é um serviço que pode ser requisitado por quem está em situação regular no cadastro eleitoral.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 24 de julho de 2024.