Notícias

JUSTIÇA ELEITORAL

Paraíba tem 4,2 mil novos eleitores

publicado: 05/11/2025 08h55, última modificação: 05/11/2025 08h55
Boa parte dos alistamentos aconteceu via PoliTEENzando, projeto que, em breve, chegará a Patos e a Campina Grande
alistamento_jovens_eleitores_Foto - Divulgação TRE-PB.jpg

Parceria do TRE-PB com escolas públicas aumentou interesse dos jovens em exercer a cidadania | Foto: Divulgação/TRE-PB

Mais de 4,2 mil jovens de 15 a 17 anos emitiram Título Eleitoral neste ano, na Paraíba. De acordo com o coordenador de Gestão do Cadastro e Direitos Políticos (Cogecad) do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Charles Elias Ferreira de Oliveira, parte considerável desses alistamentos ocorreu no âmbito do projeto PoliTEENzando — Jovem que vota, muda a rota.

Em pouco mais de um mês de atendimento, 1.073 estudantes realizaram o procedimento no posto instalado na Escola Cidadã Integral Técnica (Ecit) Professor Raul Córdula, com uma média diária de 51 atendimentos. Essa marca, que abrange 11 das 15 escolas contempladas na capital, demonstra a alta adesão da juventude e o compromisso do TRE-PB com a educação para a cidadania. O serviço ficará disponível até 28 de novembro.

Para a chefe de cartório Alice Mesquita Targino Coelho, o resultado demonstra um interesse crescente dos jovens em exercer sua cidadania, facilitado pelo apoio logístico da Secretaria de Estado da Educação. “Os estudantes têm atendido ao chamado da Justiça Eleitoral, demonstrando interesse crescente em exercer sua cidadania. Além disso, o deslocamento dos jovens ao posto de atendimento na Escola Estadual Raul Córdula foi facilitado por meio da Secretaria de Estado da Educação, o que garantiu maior comodidade e conscientização sobre a importância do voto facultativo”, analisa.

A gerente-executiva da Educação Integral da Secretaria de Educação da Paraíba (SEE-PB), Wênia Figueiredo, enfatiza o valor da parceria e o papel da escola na formação cívica. “Enquanto gestora educacional, vejo a parceria entre o TRE-PB e a Secretaria de Educação como uma ação extremamente significativa para o fortalecimento da cidadania entre os jovens. O projeto PoliTEENzando aproxima nossos estudantes do processo democrático, mostrando que política é um espaço de participação, de escuta e de construção coletiva”, defende. “Iniciativas como essa reforçam o compromisso da educação pública com a formação integral dos estudantes, não apenas acadêmica, mas também ética e cidadã. É fundamental pensarmos em estratégias para ampliar sua presença em outras regiões da Paraíba, garantindo que estudantes de toda a rede tenham acesso a experiências de educação cidadã tão ricas quanto essa”, acrescenta.

O PoliTEENzando terá continuidade no dia 27 de novembro de 2025, em Patos, no Sertão paraibano, e no dia 28 de novembro, em Campina Grande. O presidente do TRE-PB, o desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, ressalta a importância desse tipo de ação. “A participação política só vem na medida em que você é despertado em algum interesse. A ideia desse projeto é mostrar a eles que determinadas situações, que são decididas politicamente sem a participação deles, podem afetá-los. Essa discussão, essa conscientização, é essencial”, afirma.

TRE-PB inicia preparação para as Eleições Gerais 2026

Gestores do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) deram início, ontem, ao trabalho preparatório para a atuação da instituição nas Eleições 2026. O encontro reuniu servidores da Presidência, da Diretoria--Geral, da Corregedoria Eleitoral, além das Secretarias de Gestão de Pessoas (SGP) e de Gestão Estratégica e Modernização (Segem).

De acordo com o secretário da Corregedoria Eleitoral, André Vieira, a reunião tratou, especificamente, da seleção de pessoas para capitanear projetos eleitorais. “Fizemos uma reunião aqui na Diretoria-Geral, após orientação e deliberação do desembargador Márcio Murilo [vice-presidente do TRE-PB e corregedor eleitoral], para que nós comecemos a definir projetos e planos de atuação da administração como um todo, visando às eleições de 2026”, contou.

O secretário da SGP, Océlio Mendes, destacou a importância desses encontros para alinhar as ações do projeto eleitoral. “Estão sendo definidos alguns direcionamentos e, a princípio, o projeto vai identificar quais são as necessidades, os gerentes de cada projeto e quais são as características das suas necessidades e vai repassar [esses dados] para a SGP, para que possamos convocar os servidores alinhados a essas demandas”, adiantou.

Para a diretora-geral do TRE-PB, Alexandra Cordeiro, é preciso aperfeiçoar o processo de trabalho do órgão a cada pleito. “É preciso dotar os projetos de eleição de pessoas suficientes para dar conta das demandas no tempo correto. É um desafio, porque são muitos projetos concomitantes e alguns deles requerem perfis específicos, com habilidades mais técnicas. A SGP, atendendo determinação anterior, já deu início a esse processo, para que a gente busque esse aprimoramento no recrutamento das pessoas”, relatou.

Ao fim do encontro, o grupo definiu que, a partir da próxima semana, serão realizadas reuniões semanais para tratar das demandas dos demais projetos que envolvem as eleições.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 5 de novembro de 2025.