Paraíba terá mais três campi do IF

publicado: 13/03/2024 08h46, última modificação: 13/03/2024 08h46
Com Lula, João Azevêdo participa de anúncio de implantação de institutos em municípios paraibanos
Joao-brassilia.jpg

João Azevêdo com lideranças políticas no anúncio de mais IFs na PB | Foto: Secom-PB

por Camilla Barbosa*

A Paraíba vai receber três dos 100 novos campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) anunciados ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As unidades serão instaladas nos municípios de Mamanguape, Sapé e Queimadas. A cerimônia para anunciar a expansão dos IFs no país ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, e contou com a presença do governador da Paraíba, João Azevêdo, e da reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho.

“É extremamente importante a expansão da rede de Institutos Federais, o que é fundamental para a preparação dos nossos jovens para o mercado de trabalho. A Paraíba foi contemplada com mais três institutos, formando uma rede de 24 campi por todo o estado. Vamos celebrar essa conquista porque serão mais 140 mil novos alunos em todo o Brasil, dando a oportunidade de qualificação e formação técnica, representando mais um avanço na educação anunciado pelo presidente Lula”, frisou o chefe do Executivo estadual.

A região Nordeste receberá o maior quantitativo, totalizando 38 novas unidades. Em seguida, o Sudeste terá mais 27; o Sul receberá 13; a região Norte, 12; e, por fim, a região Centro-oeste, que terá mais 10 institutos federais.

Em todo o país, o Governo Federal vai investir R$ 3,9 bilhões, sendo R$ 2,5 bilhões destinados à construção de novas unidades e R$ 1,4 bilhão à melhoria e expansão dos campi já existentes, com a construção de refeitórios, ginásios, bibliotecas, salas de aulas e equipamentos. O investimento é proveniente do Novo PAC (Programa de Aceleração ao Crescimento).

O programa de expansão dos IFs marca a retomada de investimentos na criação de novas unidades de Institutos Federais no Brasil e também fortalece uma das políticas educacionais mais bem sucedidas no âmbito da educação profissional, que permitiu que a educação pública de qualidade chegasse às localidades mais distantes dos grandes centros e da capital dos estados, tornando-se uma das redes mais capilarizadas na oferta de cursos técnicos, superiores e de pós-graduação.

A partir da criação dos novos institutos federais, 140 mil novas vagas de matrícula deverão surgir, conforme projeta o Ministério da Educação. “A lei que foi aprovada no Congresso Nacional define que cada unidade deve ofertar, pelo menos, 50% em matrículas da educação técnico profissional. Nesses novos 100, é um acordo que nós estamos fazendo com os reitores, todos eles, no mínimo, terão que ter 80% das matrículas em ensino técnico profissionalizante”, afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.

Para o presidente da república, Lula, investir na educação é crucial para o avanço do Brasil. “É com base no investimento na educação que a gente pode ter a certeza que esse país vai chegar a ser um país de primeiro mundo, um país desenvolvido”, pontuou. Ele ainda ressaltou a importância da criação do projeto financeiro-educacional Pé de Meia, lançado recentemente.

O Instituto Federal oferta educação profissional e tecnológica com a maioria dos cursos integrados ao ensino médio. Com a construção das novas unidades, o país passará a ter 782 institutos federais.

Sapé é um dos municípios que  vão ganhar campus na Paraíba

O município de Sapé foi um dos contemplados e irá receber um campus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

A solicitação já havia sido feita pelo prefeito do município, que celebrou a conquista, considerando um marco histórico para a educação e desenvolvimento de Sapé. “Esse será um canal para estudantes se capacitarem com educação técnica e de qualidade, provendo a formação profissional, o desenvolvimento regional, a inovação e pesquisa e a inclusão social. Será um divisor de águas para o município”, pontuou o prefeito Major Sidnei.

Ele destacou que quando soube que a Paraíba seria contemplada com novos campi do IFPB, se reuniu com a reitora Mary Roberta Meira Marinho falando da importância de Sapé ser contemplado com uma unidade. “Polarizamos toda uma região e temos todo interesse de firmar parcerias para que nossa gente tenha acesso à educação”, disse.

Os IFs são instituições voltadas a várias áreas de conhecimento, com foco na oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em todos os níveis e em diferentes tipos de cursos,além de licenciaturas, bacharelados e pós-graduação.

Recentemente o município de Sapé foi contemplado com um Centro Cultural e duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de porte I para a população, través do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 13 de março de 2024.