Agricultura Familiar

Paraíba vai receber R$ 150 milhões

publicado: 25/10/2023 13h49, última modificação: 25/10/2023 13h55
Recursos foram anunciados, ontem, em Brasília, com a presença do presidente Lula e do governador João Azevêdo
1 | 2
Governador João Azevêdo e o presidente Lula no lançamento do Projeto Sertão Vivo, que beneficiará 38 mil famílias que vivem da agricultura familiar na Paraíba - Foto: Francisco França/Secom-PB
2 | 2
Lula e João Azevêdo em solenidade no Palácio do Planalto - Foto: Francisco França/Secom-PB
Lula e João Azevêdo Foto Francisco França Secom PB.jpg
lula e joão azevêdo liberação de recursos agricultura - Francisco França.jpg

A Paraíba foi contemplada com R$ 150 milhões em recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) para investimentos na agricultura familiar, por meio do projeto Sertão Vivo, Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais no Nordeste. Serão atendidas 38 mil famílias em 145 municípios.

O anúncio foi realizado ontem, durante solenidade no Palácio do Planalto, que contou com as presenças do governador e presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), João Azevêdo, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos demais governadores da região. No total, será investido R$ 1,75 bilhão nos nove estados da região, beneficiando 439 mil famílias.

lula e joão azevêdo liberação de recursos agricultura - Francisco França.jpg

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a importância dos investimentos para fortalecer a agricultura familiar e os arranjos produtivos. “O Nordeste tem a grande maioria de seus municípios na região do Semiárido e projetos como o Sertão Vivo são fundamentais para a região, com a participação do Fida, instituição que já temos parcerias, com o Procase que nesta segunda fase injetará recursos superiores a US$ 100 milhões na agricultura familiar, fortalecendo a produção de alimentos, a segurança hídrica, dando oportunidades às famílias e oferecendo qualidade de vida”, frisou.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirmou que o Sertão Vivo é um projeto estratégico para o Brasil e para a melhoria das condições de vida da população. “Esse não é apenas um projeto social, mas um campo de pesquisa para o futuro, com tecnologia social, experiência de acúmulo de água e variedade de produção. O BNDES já liberou na atual gestão para a economia nordestina R$ 7,2 bilhões e temos R$ 5,3 bilhões aprovados, vamos financiar R$ 25 bilhões na infraestrutura do Nordeste, com mobilidade, saneamento, portos e aeroportos, R$ 17 bilhões em energia e parabenizamos o Consórcio Nordeste pela qualidade dos projetos e vamos fazer história no enfrentamento ao aquecimento global e no combate à fome”, comentou.

O diretor do Fida no Brasil, Clauss Reiner, parabenizou o Consórcio Nordeste pelas propostas e compromisso com a erradicação da fome e do combate à pobreza. “Essa é a nossa primeira operação com perspectiva regional com acordos de financiamento para as comunidades rurais. Também é o nosso primeiro projeto assinado com a atual administração do Brasil que tem colocado a pobreza e insegurança alimentar como sua política principal. Estou orgulhoso porque o Sertão Vivo irá contribuir para tirar o Brasil do mapa da fome e aí agradeço o comprometimento dos governadores do Nordeste”, falou.

Na Paraíba, o projeto Sertão Vivo irá contemplar 38 mil famílias de 145 municípios com políticas de regularização ambiental, recuperação de áreas degradadas, implantação de sistemas agroflorestais, ecotecnologias, construção de cisternas, fomento à economia solidária e ao Programa de Aquisições de Alimentos (PAA).

Os secretários de Estado Marialvo Laureano (Fazenda), Rafaela Camaraense (Meio Ambiente e Sustentabilidade), Deusdete Queiroga (Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Adauto Fernandes (executivo da Representação Institucional) e Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador) acompanharam a solenidade.

Projeto Sertão Vivo

A iniciativa tem o objetivo de apoiar projetos dos estados da região Nordeste que promovam o aumento da resiliência climática da população rural do Semiárido do Nordeste brasileiro, incluindo agricultores familiares, assentados da reforma agrária e comunidades tradicionais (povos indígenas, fundo de pasto e quilombolas). Ao todo, R$ 1,75 bilhão beneficiarão 439 mil famílias no Semiárido nordestino.

Serão realizadas ações que proporcionem acesso à água, aumentem a produtividade e a segurança alimentar das famílias beneficiadas, ampliem a resiliência dos sistemas de produção agrícola, restaurem ecossistemas degradados e promovam a redução das emissões de gases do efeito estufa.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 25 de outubro de 2023.