Notícias

turismo

Paraibano toma posse em ministério

publicado: 26/12/2025 09h29, última modificação: 26/12/2025 09h29
Ex-secretário estadual, Gustavo Feliciano assume Pasta por indicação do União Brasil, após saída de Celso Sabino
Posse Gustavo Feliciano_Foto - Ricardo Stuckert  PR 3.jpg

Presidente Lula empossou, ontem (23), o novo ministro, em solenidade no Palácio do Planalto | Foto: Ricardo Stuckert/PR

por Eliz Santos*

O paraibano Gustavo Feliciano tomou posse, ontem (23), como novo ministro do Turismo. A solenidade ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do vice-presidente Geraldo Alckmin; do governador da Paraíba, João Azevedo, e seu vice, Lucas Ribeiro; além de ministros, parlamentares e demais autoridades. O presidente Lula assinou o termo de posse, mas não discursou durante a cerimônia.

Em seu pronunciamento, o novo ministro agradeceu a confiança do Governo Federal e destacou o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e das lideranças políticas presentes. Gustavo Feliciano também fez menção especial ao governador João Azevêdo, ao vice-governador Lucas Ribeiro, a prefeitos, familiares e conterrâneos que acompanharam a solenidade. Ao assumir o cargo, ele afirmou encarar a função como uma das missões mais importantes de sua trajetória pública e defendeu um turismo inclusivo, acessível e comprometido com a geração de emprego, renda e oportunidades para a população brasileira.

“Tenho plena consciência da responsabilidade que assumo e da confiança que me foi depositada. Fazer parte deste governo é um sonho — um sonho para esse menino de Campina Grande. Sou da Paraíba que tem João Pessoa, uma das capitais mais bonitas do Brasil; da Paraíba de Campina Grande, terra do maior e melhor São João do mundo; da Paraíba de Patos, do turismo religioso da Cruz da Menina; da Paraíba de Sousa, das pegadas dos dinossauros; da Paraíba de Cabaceiras, a Roliúde Nordestina, e de tantas outras cidades”, afirmou.

Gustavo Feliciano reforçou que assumir o Ministério do Turismo no Governo Lula amplia sua responsabilidade e que sua gestão será voltada a um turismo popular, inclusivo e gerador de oportunidades.

“Hoje, pelos mistérios do destino, estou aqui para cumprir uma das missões mais importantes da minha vida: comandar o Ministério do Turismo, não um ministério qualquer, mas do governo Lula. Isso só aumenta o meu senso de dever. Este é um governo que caminha ao lado do povo brasileiro, e o turismo precisa ser do povo, pelo povo e para o povo, promovendo alegria, emprego e renda e garantindo acesso aos nossos belos destinos a quem ganha menos, que é a maioria. Turismo tem que ser de todos”, destacou.

O ex-ministro do Turismo, Celso Sabino, agradeceu ao presidente da República pela confiança e fez um balanço de sua passagem pela Pasta. Ele ressaltou os resultados alcançados pelo Governo Federal e afirmou deixar o cargo com a convicção de dever cumprido.

“Sou grato a Deus pela oportunidade de servir ao meu país e agradeço ao presidente da República pela confiança e pelas responsabilidades que me foram atribuídas. Dediquei todos os meus esforços, ao longo de dois anos e meio, para honrar essa confiança, o nome da minha família e a minha história. Integrei um governo que entregou resultados importantes, como a redução da extrema pobreza e a retirada do Brasil do mapa da fome. Recebemos um ministério com obras inacabadas e desafios estruturais, mas deixo a Pasta certo de que o novo ministro terá plenas condições de avançar ainda mais pelo turismo brasileiro”, afirmou.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, elogiou a indicação de Gustavo Feliciano e destacou o turismo como vetor estratégico de geração de emprego e renda. “Reconheço o grande trabalho realizado por Celso Sabino à frente do Ministério do Turismo. Ao atender à indicação de um paraibano para a Pasta, não tenho dúvidas de que Gustavo fomentará e ampliará o turismo brasileiro. Quem é da Paraíba sabe cuidar, sabe acolher, e o turismo é um vetor fundamental de desenvolvimento. Tenho certeza de que construiremos juntos uma gestão exitosa”, cravou o parlamentar.

Trajetória

Natural de Campina Grande, Gustavo Feliciano é formado em Direito e possui experiência em Gestão Pública. Filho do deputado federal Damião Feliciano (União Brasil) e da ex-vice-governadora do Estado Lígia Feliciano, ele foi secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba (Setde), de 2019 a 2021, oportunidade em que atuou na promoção do setor turístico e em ações integradas de desenvolvimento regional.

“Gustavo participou de ações importantes na nossa gestão, como a ampliação de voos, o fortalecimento da divulgação do Destino Paraíba e a atração de novas empresas, acompanhando também o início de um grande sonho para Campina Grande, que, hoje, é realidade: o Centro de Convenções, um equipamento que já começa a promover transformações econômicas e potencializar a vocação da cidade para o turismo de eventos”, comentou o governador João Azevêdo.

O chefe do Executivo estadual também desejou sucesso na missão ao novo ministro. “Os desafios são muitos, mas tenho certeza de que Gustavo dará conta de todos eles, porque passa a integrar o governo do presidente Lula, um gestor que tem compromisso com o desenvolvimento do Brasil, que tem compromisso com o desenvolvimento do Nordeste”, sustentou.

João Azevêdo também agradeceu ao ex-ministro Celso Sabino pelas parcerias para fortalecer o turismo da Paraíba. “Celso Sabino foi um grande incentivador do Polo Turístico Branco e de tantos outros projetos que desenvolvemos no estado, sempre se colocando à disposição para nos ajudar a colocar a Paraíba em evidência não só no Brasil, mas fora dele também”, pontuou, ao lembrar que o complexo — orçado em R$ 2,8 bilhões — terá nove resorts (totalizando 14 mil novos leitos de hotelaria), um parque aquático e dois parques temáticos.

Já o vice-governador Lucas Ribeiro destacou que a escolha de Gustavo Feliciano para o Ministério do Turismo simboliza um momento relevante para o estado no cenário nacional.

“Gustavo Feliciano conhece a realidade da Paraíba, tem sensibilidade para compreender o papel do turismo no desenvolvimento regional e chega ao ministério em um momento muito favorável para o nosso estado. Ter um paraibano à frente da Pasta amplia a capacidade da Paraíba de contribuir com o crescimento do turismo nacional. Temos tratado o setor com planejamento e resultados, com crescimento em torno de 20% no fluxo aéreo, aumento expressivo de turistas internacionais e mais de R$ 21 milhões investidos, neste ano, em promoção, estrutura e qualificação do turismo em todo o estado”, afirmou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 24 de dezembro de 2025.