metas do Ideb

PB busca mais avanços na educação

publicado: 11/08/2023 13h17, última modificação: 11/08/2023 13h17
Governo do Estado realizou, ontem, seminário que discutiu estratégias para melhorar a aprendizagem
Joao_idebe.jpg

Na abertura do seminário sobre o Ideb, governador João Azevêdo assegurou mais um compromisso da gestão com a educação dos jovens paraibanos - Foto: José Marques-Secom/PB

por José Alves*

Garantir a permanência dos estudantes nas salas de aula, assegurando a melhoria do aprendizado de todos. Esse é o objetivo do Seminário de Pactuação das Metas Avança Ideb (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica) 2023, realizado ontem em João Pessoa. O evento foi aberto pelo governador João Azevêdo. “Nosso objetivo não é apenas atingir metas, mas sim ampliar o foco nos estudantes porque são eles os responsáveis pelas metas do Ideb. Todas as experiências que serão apresentadas aqui durante o seminário serão extraordinárias”, exaltou.

“Eu sei da importância de uma sala de aula, porque a educação muda a vida das pessoas e as próprias crianças esperam muito mais que um número do Ideb. Elas desejam construir um mundo melhor para elas e para seus familiares. E esse é um compromisso da educação”, destacou o governador. Mais de 56 mil estudantes serão avaliados este ano pelo Ideb nas 14 Regionaistct de Ensino.

Ainda segundo o governador, a educação paraibana cada dia avança mais e nós vamos aumentar as metas do Ideb. “Em 2022 tivemos um aumento significativo do Ideb, que enriqueceu mais do que nos últimos 16 anos. Vamos continuar com esse avanço de maneira muito bem estruturada e nada melhor do que trazer todo mundo (gestores, professores e alunos), para conversarmos a respeito de como nós vamos conseguir isso. Afinal investir na educação para que nossa juventude possa disputar vagas no mercado de trabalho é o melhor caminho”, pontuou.

Para o secretário Estadual de Educação, Roberto Souza, o Ideb combina dois indicadores: a permanência do estudante em sala de aula e o fluxo escolar com aprovação e aprendizado. “Então, é preciso que nas escolas, os gestores e professores foquem ações que garantam a permanência dos estudantes através da busca ativa e também garanta o aprendizado através de avaliação, identificando quais são as dificuldades dos estudantes”, afirmou.

O Avança Ideb é um chamado conjunto à atuação e ação de todos. “Precisamos continuar avançando nos resultados de aprendizagem na garantia do direito de todos os estudantes das escolas públicas estaduais e municipais. É uma tarefa de todos. Se estivermos juntos atuando fortemente para que todos os estudantes estejam na escola aprendendo, certamente, avançaremos nos resultados do Ideb 2023 e colocaremos o estado da Paraíba em outro patamar”, refletiu o secretário Roberto Souza.

“Certamente, atingiremos esse objetivo, pois contamos com um governador que investe em educação e acredita no potencial das escolas, dos seus gestores, professores, servidores e estudantes”, elogiou.

O Ideb é o indicador obtido através do cruzamento do desempenho nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que avalia Português e Matemática, e as taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar. A avaliação é aplicada em todas as escolas públicas e uma amostra de escolas privadas, com estudantes do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª e 4ª série do Ensino Médio.

Este ano, a aplicação desta avaliação será feita em todo o país. O objetivo é a melhoria da aprendizagem com o alcance da meta. E nessa avaliação, se faz necessária a conjunção de todos, visando o avanço da educação em todas as etapas. Para isso ocorrer necessita-se de corresponsabilidade e engajamento de todos: secretaria estadual, comunidade, escola, professores e estudantes.

Para que as escolas consigam resultados melhores no Ideb e possam saber onde devem melhorar, é preciso garantir a aprendizagem de todos para que os estudantes obtenham bons resultados. Não só na avaliação do Saeb, mas nas avaliações internas durante todo o ano letivo. É muito importante que os estudantes não desistam da escola e estudem, para que sejam aprovados ao final do ano letivo. Este ano o Saeb acontecerá no período de 23 de outubro e 3 de novembro. Para isso, as escolas deverão desenvolver várias ações, além de realizar a semana do Avança Ideb Paraíba, de 16 a 20 de outubro.

Cícero destaca parcerias para beneficiar população da capital

A parceria da Prefeitura de João Pessoa com o Governo do Estado, firmada em várias áreas, a exemplo de obras de mobilidade urbana na capital, também se reflete na Educação. Ontem, o prefeito Cícero Lucena afirmou que o investimento que a Prefeitura vem realizando na reforma das escolas municipais e a entrega de equipamentos de tecnologia formam uma boa base para os alunos ingressarem na rede estadual.

“É um esforço conjunto para reformar e estruturar o ensino, oferecendo condições iguais ou até melhores em relação à rede privada. O Governo Estadual da mesma forma – dois gestores que têm esse olhar, porque vieram do ensino público”, disse o prefeito, que esteve ao lado do vice, Leo Bezerra, no Seminário de Pactuação das Metas Avança Ideb 2023, organizado pelo Governo da Paraíba, no Centro Estadual de Formação para Professores, em Mangabeira.

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 11 de agosto de 2023.