O governador João Azevêdo assinou, ontem, um protocolo de intenções com a empresa Neur Leder do Brasil, que construirá uma fábrica no município de Conde com área de 15 mil m² e investirá, inicialmente, cerca de R$ 20,7 milhões no estado. A previsão é que, nos próximos anos, a empresa sistemista do grupo Stellantis gere até 400 empregos diretos no estado e alcance um faturamento anual de R$ 200 milhões. A solenidade de assinatura foi realizada na Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), em João Pessoa.
Segundo o governador, o acordo é mais um fruto do ambiente favorável criado pelo Governo nos últimos anos para a instalação de empresas e indústrias no estado.
“Só de 2019 até hoje, foram mais de um milhão de empregos gerados com carteira assinada na Paraíba. Isso se deve ao esforço de todo um time de Governo que trabalha todos os dias buscando exatamente isso que nós estamos fazendo aqui. Então, é com muita alegria que a gente assinou o protocolo para iniciar esse processo que, para nós, é fundamental, primeiro, pela proximidade que a Stellantis tem aqui na Paraíba e, segundo, porque essa indústria, pelo projeto apresentado, pretende vender para outras indústrias dentro do Brasil e, futuramente, exportar para outros países. É a Paraíba mostrando a sua capacidade de receber bem o empresário que aqui chega”, afirmou.
Durante a solenidade de assinatura, João Azevêdo também fez questão de destacar a qualificação da mão de obra da Paraíba para atuar em empresas de tecnologia como a Neur.
“As escolas técnicas que nós temos, as universidades que nós temos e iniciativas como o Parque Tecnológico Horizontes de Inovação nos permitem ter condições, sim, de preparar a mão de obra necessária para essa indústria”, pontuou.
Indústria
Fabricante de revestimento em couro para superfícies internas de veículos automotivos como Creta, HB20, Citroën e Pegeout, a Neur Leder será a primeira empresa a produzir substrato de microfibra com TPO para interiores de veículos na América do Sul, um material de revestimento utilizado em painéis de instrumento para carros.
De acordo com o CEO da empresa, Vanderlei Aleluia, a localização estratégica e o profissionalismo do governo foram fundamentais para a escolha da empresa de se instalar na Paraíba.
“Eu quero parabenizar o Governo da Paraíba porque tivemos uma surpresa positiva do ambiente de negócios instalado, completamente diferente e que proporciona o crescimento dos empresários. Nós tínhamos um projeto específico da Stellantis de TPO, mas, depois de todo o suporte que a Paraíba nos dá, ampliamos muito esse prospecto de negócio com outros produtos, como espuma, produção de sintético e laminação. Se outros estados do Brasil tivessem o ambiente de negócios da Paraíba, o PIB do país seria duas, três vezes maior, e eu vi algo parecido em países da América do Sul. 60% da nossa decisão de investir no estado foi técnica e 40% foi o sentimento de que vai dar certo”, comentou.
Ainda de acordo com Aleluia, as obras devem ser iniciadas no primeiro semestre de 2025. A expectativa é que, até outubro do próximo ano, a fábrica esteja montada. O início das atividades, contudo, só deve ocorrer em 2026.
O presidente da Cinep, Rômulo Polari Filho, evidenciou que os dados positivos da Paraíba resultam na atração de novos investidores. “Nós somos o estado mais competitivo do Nordeste, com a melhor infraestrutura, solidez fiscal, e as empresas atestam essas informações. Hoje chega uma indústria de ponta ligada ao setor automotivo, que traz um produto inovador, e a Paraíba entra nesse segmento”, sustentou.
Também estiveram presentes à reunião para assinatura do protocolo o secretário estadual da Fazenda, Marialvo Laureano; o secretário estadual de Comunicação Institucional, Nonato Bandeira; e o secretário-executivo da Fazenda, Bruno Frade.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 17 de dezembro de 2024.