POLÍCIA MONTADA

PB tem novo Centro de Equoterapia

publicado: 12/07/2024 08h57, última modificação: 12/07/2024 11h34
João Azevêdo inaugura, na capital, instalações para atender pacientes com algum tipo de deficiência ou transtorno
2024.073.jpg
2024.076.jpg
2024.071.jpg

por Tiago Bernardino*

O governador João Azevêdo entregou ontem a reforma no Centro de Equoterapia da Polícia Militar da Paraíba. A Equoterapia oferecida pela Polícia Militar, por meio do Regimento de Polícia Montada (RPMont), atende pacientes com algum tipo de deficiência ou transtorno.

João Azevêdo explicou que a necessidade de reforma do espaço foi identificada pela primeira-dama, Ana Maria Lins, em uma visita ao local. “E a partir dessa identificação, numa visita que a Ana fez aqui na cavalaria, nós entendemos claramente que era muito importante que a gente pudesse implantar uma estrutura, com todas as condições, para que as crianças pudessem ter o tratamento adequado”, afirmou.

O Centro de Equoterapia é mais um equipamento que integra a rede estadual de política de inclusão. O governador disse que, por meio dos Orçamentos Democráticos, percebeu a necessidade de expansão por todo o estado.

“Nós já implantamos centro de atendimento ao autista em João Pessoa, em Campina Grande, temos no Brejo, com a Casa Azul, temos no Curimataú e temos os centros de referência em vários lugares. Esse Centro de Equoterapia é o primeiro, esperamos poder logicamente ampliar”, destacou João Azevêdo.

Durante a entrega do equipamento, foram apresentadas às autoridades e aos convidados as habilidades dos animais que são utilizados para o tratamento das crianças atendidas. Os cavalos utilizados na equoterapia recebem um tratamento adequado para que possam ser manejados pelos terapeutas e pelos usuários do serviço com segurança.

Implantamos atendimento na capital, em Campina Grande, temos no Brejo, no Curimataú e temos os centros de referência em vários lugares   --   João Azevêdo

Uma das áreas entregues no novo centro é um picadeiro coberto. O local foi um pedido feito por Arthur Scott, que é atendido com o serviço de equoterapia, pessoalmente a primeira-dama durante a sua visita ao local. “Há três anos, eu pedi para o centro, para não ter mais aulas canceladas por conta da chuva, com os cachorros vindo atrás de nós, muito sol, muita lama, etc. E realmente foi cumprido, ficou realmente perfeito e acessível e muitos adjetivos para ser falado”, reconhece a criança que estava acompanhado da mãe, Ana Paula.

A primeira-dama, Ana Maria Lins, relembrou que ouviu os relatos das mães de como a equoterapia melhora a qualidade de vida dos seus filhos e que, a partir desses depoimentos, levou a demanda ao governador que compreendeu a importância de melhorar e ampliar os serviços prestados pelo centro.  “Esse novo espaço permitirá a ampliação dos atendimentos, possibilitando que mais pessoas possam se beneficiar do serviço de equoterapia, assegurando bem-estar e desenvolvimento das nossas crianças, tanto na parte motora quanto na emocional”, conclui.

O secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Jean Nunes, relata que o novo centro vai oferecer um melhor atendimento à população. “O serviço vinha funcionando, mas de forma mais precária, houve a necessidade de tentar fazer esse aprimoramento, uma melhoria, melhorar a condição, a instalação do espaço para atender uma demanda grande que existe e, além disso, atender em um ambiente confortável, um ambiente adequado para poder fazer o acompanhamento daqueles que vão participar do serviço”, ressalta.

O comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, Coronel Sérgio Fonseca, ressaltou os investimentos do governo nas forças de segurança do estado. “Agradeço ao governador João Azevêdo, que tem cuidado tão bem das forças de segurança, em especial a Polícia Militar, mas não só das forças de segurança como de todo o estado da Paraíba. Um dos lemas do governador é cuidar das pessoas. Isso aqui é uma ação de cuidar das pessoas”, disse.

O comandante do Regimento de Polícia Montada da PMPB, o tenente-coronel Gleydistone Cavalcanti, agradeceu a sensibilidade do governador em atender a esse pleito dos usuários e que a parceria com as secretarias de Saúde, Desenvolvimento Humano e com a FUNAD permitiram ampliar o atendimento aos paraibanos. “Nós iremos ampliar o atendimento, não ficando restrito apenas aos policiais, oferecer esse trabalho aqui à população em geral, oferecendo para eles, proporcionando para todos da comunidade um bem-estar melhor para o praticante e seus familiares”, disse.

Na cerimônia de entrega do novo Centro de Equoterapia, também foram entregues pela Polícia Militar medalhas de láureas aos militares do Regimento de Polícia Montada, e a Medalha Láurea do Mérito Padre Galdino da Costa Vilar foi entregue ao deputado estadual Adriano César Galdino de Araújo; ao deputado estadual Jutay Meneses Gomes; ao secretário de Infraestrutura Deusdete Queiroga; ao secretário-chefe do Gabinete do Governador, Ronaldo Guerra; ao secretário de Saúde Arimatheus Reis; ao secretário de Administração, Tibério Limeira; e ao secretário da Fazenda, Marialvo Laureano dos Santos Filhos.

A primeira-dama Ana Maria Lins; o suplente de deputado federal Raniery Paulino; o deputado estadual João Gonçalves; o secretário-executivo de Planejamento, Petrônio Rolim; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, Coronel Marcelo Augusto de Araújo Bezerra; e o diretor-executivo de recursos logísticos e patrimoniais, André Freitas da Silva Félix, foram homenageados com a medalha do Mérito dos Serviços Distintos.

Por fim, o senhor Felipe Liz Azevêdo; a secretária de Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra; a superintendente da Suplan, Simone Guimarães; e a presidente da FUNAD, Simone Jordão, receberam  a comenda do Parceiros do Centro de Equoterapia, assim como os colaboradores que atuam diariamente no centro.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de julho de 2024.