Notícias

Penitenciária Geraldo Beltrão qualifica reeducandos para trabalho com gesso 3D

publicado: 08/08/2019 10h20, última modificação: 08/08/2019 10h20
ressocialização_gesso_3d.jpg

tags: PENITENCIÁRIA , reeducandos , GESSO 3D

 

Gesso Esperança Viva é um dos projetos sociais que são desenvolvidos nas unidades prisionais da Paraíba com o objetivo principal de ressocializar os reeducandos. Este projeto é resultante de parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária (Seap), do Tribunal de Justiça da Paraíba, por meio da Vara de Execuções Penais (VEP), do Conselho da Comunidade de João Pessoa/PB e da Fundação Cidade Viva.

A fábrica-escola de gesso, que trabalha com aplicações em 3D, oportuniza para os reeducandos da Penitenciária de Segurança Máxima Criminalista Geraldo Beltrão, em João Pessoa/PB, qualificação profissional e a oportunidade de aprender um novo ofício, buscando sua reintegração à sociedade. Todos os produtos são confeccionados com a máxima excelência, visando levar para o cliente o melhor produto a um preço justo. 

O montante arrecadado é gerido pelo Conselho da Comunidade e parte dele utilizado para o pagamento dos reeducandos, conforme previsto na Lei de Execuções Penais, além de ser reinvestido no projeto e na infraestrutura da unidade prisional.

O diretor da Penitenciária Máxima Criminalista Geraldo Beltrão, João Rosas, disse que o projeto vem executado há cerca de 2 anos e que pôde ser concretizado graças às parcerias firmadas pelo Governo do Estado com as demais instituições..

João Rosas ressaltou a importância do projeto no tocante à ressocialização dos reeducandos: "A fábrica-escola proporciona uma qualificação profissional e ajuda a abrir portas no processo de reinserção à sociedade  dos reeducandos que participam do projeto". Ressaltou que, somente por meio de projetos como este que fomentam a educação e proporciona uma melhor qualificação profissional preparando os reeducandos para o mercado de trabalho, pode-se ajudar na diminuição da reincidência criminal.