Serão iniciadas no próximo ano as obras do Hospital da Mulher, na capital, e do novo Hospital das Clínicas, em Campina

Plano de Saúde da Paraíba prevê construção de hospitais

publicado: 29/12/2021 09h00, última modificação: 29/12/2021 09h00
João Azevêdo Foto José Marques Secom PB.jpg

Governador João Azevêdo fez questão de agradecer, como cidadão, aos profissionais de saúde pelo empenho na luta contra a pandemia da Covid-19; o secretário Estadual de Saúde, Geraldo Medeiros (dir.), fez a apresentação do planejamento para a área, detalhando os investimentos. Foto: José Marques/Secom-PB

por André Resende*

A gestão da Saúde na Paraíba em 2021, sobretudo na condução da pandemia do coronavírus avaliada como a melhor do país pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), foi passada a limpo em uma solenidade na manhã de ontem no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. O balanço positivo da gestão apontou, entre outros feitos, o investimento de R$ 1,4 bilhão no setor, cerca de 12% da arrecadação do Estado, e antecipou o planejamento para 2022 que vai contar com pelo menos cinco grandes obras em hospitais e o investimento superior a R$ 20 milhões na aquisição de equipamentos.

Na ocasião também foi entregue pelo secretário Geraldo Medeiros ao governador João Azevêdo, o Plano Estadual de Saúde 2020-2023 (PES), documento elaborado pela Secretaria do Estado da Saúde (SES) e instrumento central de planejamento para o período compreendido entre 2020 e 2023. Nele está sistematizado um conjunto de proposições do Governo Estadual na área da saúde, com apresentação das intenções e dos resultados a serem alcançados, expressos em diretrizes, objetivos, metas e indicadores.

Pelo menos cinco obras de construção e reforma de hospitais em todas as regiões do Estado estão previstas para o próximo ano, dentro da política de regionalização do atendimento médico, foram mostradas no evento.

Entre as obras citadas para 2022 estão: a construção do novo Hospital das Clínicas, em Campina Grande; a implantação da Hemodinâmica no Hospital de Trauma de Campina Grande; a construção do Hospital da Mulher, na capital; ampliação do Hospital Regional de Patos; e a instalação da Hemodiálise de Monteiro.

Outras obras também estão previstas no escopo do Projeto Amar, que vai aplicar 45 milhões de dólares, provenientes do empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para reestruturar a rede de saúde da Paraíba. Entre as intervenções estão a reforma e ampliação do Hospital de Guarabira e do Hospital Infantil Arlinda Marques em João Pessoa.

A aprovação do Mestrado em Saúde Pública na Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP) em parceria com a UEPB, que será iniciada em 2022, também foi evidenciado durante o encontro.

Durante o encontro, o governador João Azevêdo, presente no evento que contou com a participação de diretores de hospitais públicos da Paraíba e gestores da saúde, agradeceu a cada um dos profissionais envolvidos no setor que foi tão exigido neste ano, mais um que todos tiveram que lidar com a pressão causada pela pandemia da Covid-19. Destacando que agradecia muito mais como cidadão do que como governador, João Azevêdo reforçou que o empenho no trabalho foi fundamental para que o Estado estivesse preparado para enfrentar a pandemia.

“É esse sentimento de gratidão que nos norteia nesse momento em que será feita a prestação de contas. O mais importante é que mesmo enfrentando uma pandemia, esse Estado continuou avançando na área de saúde, na expansão de serviços por todo o estado, das estruturas físicas, equipamentos, medicamentos. Esse é o maior legado que deixamos neste momento”, avaliou João Azevêdo.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 29 de dezembro de 2021