O governador João Azevêdo esteve, ontem, em São Paulo, oportunidade em que participou do Fórum Turismo e Investimentos Brasil 360o e apresentou os empreendimentos do Polo Turístico Cabo Branco a autoridades e líderes internacionais ligados ao setor. O evento, que contou com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, foi promovido pela RTSC Holding, com apoio da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (ONU Turismo), e organizado pelo Estadão.
O encontro teve o objetivo de tratar de inovação, integração regional e mecanismos de financiamento, consolidando o turismo como vetor do desenvolvimento social e econômico. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a capacidade de investimento do Estado, viabilizada pela eficiência da gestão fiscal, que tem movimentado a economia e consolidado o destino turístico da Paraíba.
“Cabe ao governo criar o ambiente que facilite o investimento, que torne rápida essa ação e o retorno virá. O Polo Turístico Cabo Branco é um exemplo claro por conta dos mais de dois milhões de turistas que vamos receber por ano”, frisou.
João Azevêdo também destacou que o governo tem investido aproximadamente R$ 600 milhões em obras de infraestrutura e segurança no local, a exemplo da construção do Boulevard dos Ipês, Vila dos Pescadores, Escolas de Gastronomia, Hotelaria e Idiomas e o Batalhão Ambiental e de Apoio aos Turistas.
Na sua apresentação, ele também evidenciou que o Polo Turístico Cabo Branco já conta com nove resorts, um parque aquático, dois parques temáticos, um parque ambiental e mall contratados, que injetam R$ 2,7 bilhões na construção de 14 mil leitos de hotelaria e geram cerca de 20 mil empregos. Os empreendimentos já contratados no Polo Turístico Cabo Branco são Ocean Palace Jampa Eco Beach Resort, Amado Bio & SPA Hotel, Tauá Resort & Convention João Pessoa, Acquaí Parks & Resort, Holanda’s Gold Resort Club, Mardisa Hotel e Resort, W.A.M. Experience, Hotel Resort Setai, The Westin João Pessoa e Parque Terra dos Dinos.
Durante o evento, o conselheiro da ONU Turismo, Daniel Nepomuceno, parabenizou a visão do chefe do Executivo paraibano de considerar o turismo como impulsionador do desenvolvimento. “O governador João Azevêdo colocou o turismo como prioridade porque viu o setor não como despesa, mas como investimento por conta da capacidade de gerar emprego e renda, promovendo no estado um ambiente de negócios. Para onde eu viajo no mundo, eu cito o exemplo do Polo Turístico Cabo Branco”, falou.
O representante da Embratur, Bruno Reis, também enalteceu a iniciativa do governador de investir no turismo. “A Paraíba é o estado que mais desburocratizou a regulamentação do turismo nacional e isso dá conforto e segurança aos investidores”, disse.
O secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, destacou a importância do evento para debater o crescimento do setor no país. “Eu felicito a todos por este fórum. Sabemos da importância do Brasil no segmento, o potencial e influência do país que tem recebido um grande quantitativo de visitantes internacionais que vêm conhecer as maravilhas naturais que são únicas no mundo, a cultura, a gastronomia, o futebol, o Carnaval”, declarou.
Também estiveram presentes os secretários Marialvo Laureano (Fazenda), Gilmar Martins (Planejamento, Orçamento e Gestão) e Rômulo Polari (presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba — Cinep).
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 17 de setembro de 2025.