Boqueirão e Mãe d’Água

População elege novos vereadores

publicado: 14/11/2023 08h46, última modificação: 14/11/2023 08h46
Pleito foi realizado por determinação do TRE por fraude às cotas de gênero; só duas mulheres foram eleitas
votaçao.jpg

Em Mãe D’Água, mais de três mil eleitores votaram - Foto: Divulgação

por Ingreson Derze*

Os eleitores dos municípios de Boqueirão e Mãe D’Água foram às urnas no último domingo para elegerem seus novos vereadores. A eleição suplementar foi realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), após a cassação de parlamentares por fraude à cota de gênero. Em Boqueirão, oito dos onze vereadores foram cassados, enquanto em Mãe D’Água todos os nove parlamentares perderam o mandato legislativo por decisão da Justiça Eleitoral. Mais de 14 mil eleitores de ambos os municípios foram às urnas após convocação de novas eleições.

Em Boqueirão, dos 15.239 eleitores aptos para votarem, compareceram 11.513 nas urnas. Durante todo o dia de votação, nenhum incidente foi registrado no município. Os 32 (trinta e dois) candidatos disputaram as 11 (onze) vagas na Câmara Municipal. Após a apuração, foram contabilizados 10.799 votos válidos, 385 votos nulos e 329 votos em branco. Foram eleitos; Francimar Viola, PTB (1.108), Josinaldo, PSD, (1.004), Teta, PSD (898), Fábio Rodrigues, PSD, (877), Marcos da Ramada, PSD (721), Mikael Leal, PP (605), Renato da Ambulância, PTB (579), Jair de Pedra D’Água, PTB (575), Tio Tacio, PP, (537), Joaquim do Marinho, PSD (407) e Lito Durval, PSD (386). Apenas uma mulher foi eleita.

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Maria de Fátima Bezerra, acompanhou as eleições suplementares e destacou a importância da realização do novo processo eleitoral em virtude do lamentável episódio da fraude a cota de gênero. A desembargadora enfatizou a participação da população no chamado da Justiça Eleitoral para composição dos novos membros do parlamento municipal e pela democracia. No decorrer da votação, Maria de Fátima Bezerra visitou os locais de votação.

“Essa eleição em Boqueirão, infelizmente tivemos que fazer porque oito vereadores tiveram os mandatos cassados, diante disso, onze perderam seus mandatos na Câmara Municipal. Isso não é agradável para nenhum tribunal ou juiz, mas é uma medida pedagógica e disciplinar, sobretudo, porque a lei tem que ser cumprida. Houve burla da lei de cota de gênero que determina que 30% dos candidatos sejam mulheres”, explicou a presidente.

Já em Mãe D’Água, 3.012 eleitores foram às urnas dos 3.784 eleitores aptos. A disputa pelas oito cadeiras no parlamento mirim contou com 15 (quinze) candidaturas disputando as eleições suplementares. Na totalização dos votos, 65 (sessenta e cinco) pessoas votaram nulo, enquanto que 15 (quinze) optaram pelo voto em branco. O resultado final contou com oito homens eleitos e uma mulher. Os vereadores que assumem os cargos são; Luciano Goga, Republicanos (403), Ybérica Nunes, Republicanos, (394), Delma, Republicanos (320), Eduardo Carrasco, Republicanos (241), Luis Carioca, Cidadania (231) e Vandim, Republicanos (204).

Com os novos vereadores eleitos, o Tribunal de Justiça deve iniciar o processo de diplomação e posse dos respectivos parlamentares para ocupar nos próximos dias os plenários das Câmaras Municipais de Boqueirão e Mãe D’Água. Os novos vereadores assumem os mandatos até o fim de 2024. A Justiça Eleitoral da Paraíba, já realizou seis eleições suplementares nos municípios de Soledade, em 2013, Cabedelo, em 2019, Gado Bravo, ocorrida em 2021, Monte Horebe em 2022 e Boa Ventura, em maio deste ano.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 14 de novembro de 2023.