Notícias

DISPUTA INTERNA

Pré-candidato a prefeito, Cartaxo garante apoio de Estela

publicado: 19/06/2024 09h58, última modificação: 19/06/2024 09h58
Cartaxo e Estela.jpg

Ex-deputada firmou aliança com o ex-prefeito da capital | Foto: Reprodução/Instagram

por Tiago Bernardino*

A ex-deputada estadual Estela Bezerra (PT) declarou ontem apoio à pré-candidatura a prefeito de João Pessoa de Luciano Cartaxo (PT). A definição pelo nome que disputará a prefeitura da capital será definida por meio de uma pesquisa.

“Feliz com o apoio da companheira Estela. Mais uma força do campo progressista que fortalece o time que deseja dias melhores para a capital. Estela é uma mulher que trabalha pela garantia dos direitos do povo e pelo respeito à diversidade”, celebrou Cartaxo, em publicação nas redes sociais.

Estela Bezerra respondeu a postagem afirmando que João Pessoa precisa de pré-candidaturas com compromisso com as pautas progressistas. “Estaremos juntos e fortes”, disse a ex-deputada que concorreu com Luciano Cartaxo à Prefeitura de João Pessoa em 2012. Na época, Estela era filiada ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Indefinição no PT

O PT possui duas pré-candidaturas à Prefeitura de João Pessoa, a de Luciano Cartaxo e a de Cida Ramos, ambos deputados estaduais. O Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do PT nacional definiu, no dia 27 de maio, que o nome escolhido para concorrer pela sigla será definido por meio de uma pesquisa eleitoral.

A resolução nacional do PT era de que, nas capitais e nas cidades em que há segundo turno e que houvesse mais de um pré-candidato, a escolha seria feita por prévias internas no partido. Diante da disputa interna, Cartaxo cogitou retirar a sua pré-candidatura. “Infelizmente, setores do nosso partido optaram por promover uma disputa que somente tem servido para enfraquecer o PT em João Pessoa. Por isso, tomei a decisão de não participar de prévia interna do PT. Não inscreverei meu nome para as prévias. Portanto, não disputarei a candidatura à Prefeitura de João Pessoa”, escreveu em nota publicada no dia 11 de março deste ano.

Após a definição do GTE de que em João Pessoa o pré-candidato seria escolhido por pesquisa, a deputada Cida Ramos discordou da decisão da resolução nacional e desautorizou a inclusão do seu nome no levantamento. “Reivindico que as resoluções e o estatuto do partido sejam respeitados. Volto a repetir: confio no projeto do PT, respeito suas instâncias e as deliberações, mas não aceito ser desrespeitada nem aceito que desrespeitem os dirigentes do PT da Paraíba e de João Pessoa”, disse Cida Ramos em carta endereçada ao Diretório Nacional do PT.

O Jornal A União tentou contato com o presidente municipal do PT, Marcus Túlio, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 19 de junho de 2024.