Junto com o viaduto que ligará a região à UFPB, Parque das Três Ruas deve transformar a dinâmica urbana no local

Prefeito autoriza obra nos Bancários

publicado: 22/11/2022 11h59, última modificação: 22/11/2022 11h59
joao_Cicero_bancarios.jpeg.jpg

Cícero ao lado do governador João Azevêdo, que em entrevista explicou os benefícios que a construção do Parque das Três Ruas trará para a população da área - Foto: Foto: José Marques/Secom-PB

O governador João Azevêdo participou, ontem, da solenidade de assinatura de Ordem de Serviço para a construção do Parque das Três Ruas, no bairro dos Bancários, em João Pessoa.

Construído pela Prefeitura da capital, o equipamento vai se somar à construção do viaduto pelo Governo do Estado, que vai interligar a UFPB à região, com investimentos do Tesouro Estadual que chegam a R$ 15 milhões e que vai mudar a dinâmica de toda aquela localidade. Após a solenidade, o governador realizou uma visita técnica às obras de mobilidade urbana das Três Ruas com a UFPB e do Hospital Universitário com o Altiplano Cabo Branco.

joao_Cicero_bancarios3.jpeg.jpg
O governador e o prefeito ouviram explicações técnicas sobre como a obra será construída e os objetivos de mobilidade

Ao lado do prefeito Cícero Lucena, João Azevêdo destacou que os investimentos são o resultado da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de João Pessoa. “Quando dissemos lá em 2020 que faríamos parcerias, hoje é realidade — é essa credibilidade que tanto o Governo do Estado quanto a Prefeitura de João Pessoa têm demonstrado e eu espero continuar essa parceria”, afirmou.

Ao visitar as obras do viaduto que vai ligar as Três Ruas à UFPB, o governador destacou: “São duas obras que se complementam. Uma que trata de mobilidade, que vai facilitar para os veículos uma ligação muito mais rápida entre essa região e a UFPB, e uma outra obra que trata do cidadão, de qualidade de vida, que é o Parque. Essas duas obras se complementam com a terceira obra, que é a ligação do Hospital Universitário com o Altiplano Cabo Branco, trazendo para essa região uma nova realidade”, afirmou.

Por sua vez, o prefeito Cícero Lucena disse que as parcerias, em diversas áreas, com o Governo do Estado têm sido fundamentais na melhoria da qualidade de vida da população de João Pessoa. “Dizíamos, há dois anos, o quanto seria importante para melhorar a qualidade de vida dos moradores de João Pessoa essa parceria. Eu citei na minha fala a importância da infraestrutura, mas podemos tratar de saúde, de educação, de geração de emprego, de divulgação do nosso Estado”, comentou.

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, também ressaltou a importância da parceria no desenvolvimento da capital. “Fico feliz por esta oportunidade de João Pessoa crescer junto com o Governo do Estado. Eu tenho certeza de que o bairro dos Bancários será outro a partir de agora”, disse.

A solenidade foi prestigiada, ainda, pelo deputado João Gonçalves, que representou a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB); o secretário de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Deusdete Queiroga; o secretário da Comunicação Institucional, Nonato Bandeira, além do vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, de vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa e auxiliares do governo municipal.

joao_Cicero2.jpeg
Novo acesso à universidade vai facilitar o trânsito

A construção do Parque das Três Ruas se soma a outra grande obra de mobilidade urbana — a construção do viaduto pelo Governo do Estado que vai interligar a Universidade Federal da Paraíba à região. Estão sendo investidos, com recursos próprios do Tesouro Estadual, R$ 15 milhões na obra, que ganhou ritmo mais intenso após o fim do período chuvoso.

“Essa é uma obra toda premoldada. As grandes estruturas, as vigas com 30 metros de comprimento, com mais de dois metros de altura, já estão sendo concretadas, e aqui estão sendo implantados os pilares e montar essa passarela que será uma obra extremamente importante para a mobilidade urbana de João Pessoa”, acrescentou João Azevêdo.

O viaduto terá 80 metros de comprimento e 25 metros de largura, com altura máxima de 15 metros. O trecho total terá 160 metros de comprimento, compreendendo o percurso das Três Ruas à UFPB, com pista dupla para o tráfego de veículos nos dois sentidos, além de calçadas para pedestres e ciclofaixa.

Parque terá 9,3 hectares com rotatória e abrigos

Com investimentos superiores a R$ 10,6 milhões, o Parque das Três Ruas terá uma área total de 9,3 hectares, com construção de rotatória, faixas exclusivas para ônibus e o uso de abrigos adaptados e sinalizados, entre outros benefícios.

O equipamento disporá, ainda, de ciclovia, na parte central da rua principal, com aproximadamente 1,56 Km de extensão. Calçadas padronizadas, quadra de streetball, brinquedos rústicos de madeira, brinquedos adaptados para crianças com necessidades especiais.

O projeto está dividido em Parque 1 e Parque 2, alcançando outros benefícios, como vagas de estacionamento, bicicletários, academias para terceira idade e para pessoas com necessidades especiais, além de uma área que se chamará “Recanto da Vivência”, com bancos, calçadas com piso tátil e rampas de acesso para PCD.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 22 de novembro de 2022.