Notícias

Presidente Adriano Galdino se destaca com projetos para Segurança e Meio Ambiente

publicado: 24/06/2016 08h51, última modificação: 24/06/2016 08h51
19.11.15_76a-sessao-ordinaria_adriano-galdino-©-roberto-guedes-56.jpg

Galdino ressaltou que a ALPB tem muito a contribuir para o uso racional do potencial hídrico da Paraíba - Foto: Roberto Guedes/ALPB

tags: adriano galdino , alpb , assembleia legislativa


O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, teve dois projetos aprovados nos últimos 30 dias que beneficiam as mulheres vítimas de violência e de incentivo ao uso de energias renováveis no Estado.

O projeto de lei 928/2016 dispõe sobre políticas públicas que priorizam o atendimento à mulher vítima de violência. Para Adriano, a matéria visa dar um tratamento diferenciado, além de preservar a identidade da vítima e possibilitar um melhor atendimento a essas pessoas. "É preciso dar prioridade e proteção à identidade no atendimento médico às vítimas de violência no Estado, seja na rede pública ou privada. A violência contra a mulher constitui uma violação aos direitos humanos", ressaltou.

Com o intuito de legislar de forma que incentive a economia de energia gerada através de usinas hidrelétricas, o presidente Adriano Galdino também teve o projeto 314/2015 aprovado em plenário. Ele dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de sistemas de captação de energia solar na construção de novos prédios, centros comerciais e condomínios residenciais em todo o Estado.

“Essa Casa pode contribuir, e muito, para a questão do uso de forma racional do potencial hídrico da Paraíba. No momento em que passamos a usar a energia eólica ou a energia solar, nós estaremos economizando água também”, argumentou o presidente.

Outro projeto de lei na mesma área e aprovado na mesma sessão é o 531/2015, que prevê a criação de uma política estadual de geração e aproveitamento da energia solar e eólica na Paraíba. Na ocasião, o deputado Jeová Campos elogiou a iniciativa do presidente em elaborar projetos voltados ao uso de energia renovável e à sustentabilidade. “O presidente está chamando a atenção da Paraíba para a questão da energia solar. Precisamos nos organizar neste momento porque, de fato, esta discussão está ganhando força, está juntando mentes e isso é muito importante para o futuro da Paraíba”, afirmou Jeová.