O Governo da Paraíba venceu o 1º Prêmio Seaid Antônio Sabino: Iniciativas Transformadoras para a Sustentabilidade Ambiental e Climática, concedido pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), com o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase).
Resultado de parceria local com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida) — gerido pela Organização das Nações Unidas (ONU) —, o Procase tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento rural sustentável do Semiárido paraibano, reduzindo os níveis de pobreza rural e fortalecendo as ações de prevenção e mitigação da desertificação em 56 municípios.
A abrangência do Procase vai desde a capacitação e formação de mulheres, jovens e quilombolas até o fortalecimento de atividades produtivas, com a disponibilização de recursos financeiros destinados ao apoio e fomento a novos ou já consolidados empreendimentos rurais, agrícolas e não agrícolas. Tais ações incluem caprinovinocultura, fruticultura, agroindústrias, artesanato, pequenas indústrias de beneficiamento de minério, empreendimentos associativos e cooperativos e outras atividades relativas às novas ruralidades que serão firmadas a partir das dinâmicas locais, voltadas ao fortalecimento da economia rural local.
O coordenador estadual do Procase, Nivaldo Magalhães, comemorou o reconhecimento do Governo Federal.
”O prêmio destacou as ações do projeto no enfrentamento da seca no Semiárido paraibano, por meio de tecnologias sociais de segurança hídrica e adaptação climática, reforçando a Paraíba como referência nacional em desenvolvimento rural sustentável, de modo que é motivo de muito orgulho para nós, que fazemos o Procase”, comentou, acrescentando que novas ações serão executadas, por meio do Procase II.
O secretário-executivo de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, Bivar Duda, elogiou o empenho das equipes de campo e de administração do programa.
“Nunca tive dúvida do êxito culminante de um prêmio que não só afaga a todos nós, mas legitima todo trabalho realizado até agora, dizendo: ‘Esse é o caminho’. Estamos certos: ouvir as vozes da agricultura familiar que ecoam em todos os fóruns de debates estado afora é a nossa missão. O Prêmio Seaid chega em boa hora, para que possamos seguir em frente com projetos que transformam vidas e contribuem com o meio ambiente e fomentam a produção de alimentos. Que tenhamos, cada vez mais, iniciativas transformadoras; que possamos construir propostas pensando nos homens e mulheres que produzem nossa alimentação saudável de base agroecológica, que acordam cedo e dormem tarde, que derramam suor do rosto no sol causticante do Semiárido paraibano e que necessitam das nossas iniciativas transformadoras com cheiro do povo e essência da terra”, escreveu.
O prêmio
A premiação nasceu como forma de contribuir com a disseminação e a replicação de boas iniciativas que utilizam financiamento externo. O título referencia o servidor público Antônio Sabino da Costa Filho, que há 38 anos atua na Secretaria de Assuntos Internacionais e Desenvolvimento (Seaid), em uma trajetória marcada por dedicação, espírito público e compromisso permanente com o interesse coletivo.
Sabino foi homenageado durante a solenidade de entrega do prêmio que leva seu nome, na última quarta-feira (4), em Brasília. Na ocasião, o servidor destacou a emoção do reconhecimento após uma vida dedicada ao desenvolvimento da gestão financeira externa no Brasil. “Espero que esse prêmio possa inspirar outras iniciativas transformadoras para o desenvolvimento do nosso país”, enfatizou.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 06 de fevereiro de 2026.