Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Políticas > Procurador-chefe do MPF na 5ª Região e procurador regional eleitoral em PE tomam posse

Notícias

Procurador-chefe do MPF na 5ª Região e procurador regional eleitoral em PE tomam posse

por publicado: 03/10/2017 08h00 última modificação: 03/10/2017 08h00
Divulgação/MPF Marcelo Alves assume compromisso em avançar com as boas práticas realizadas nas administrações anteriores

Marcelo Alves assume compromisso em avançar com as boas práticas realizadas nas administrações anteriores


A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, deu posse, na tarde dessa segunda-feira (2), ao procurador-chefe do Ministério Público Federal (MPF) da 5ª Região e ao procurador regional eleitoral (PRE) em Pernambuco. O procurador regional da República Marcelo Alves Dias de Souza inicia seu segundo mandato à frente da Unidade. Já o procurador regional da República Francisco Machado Teixeira assume, pela primeira vez, a PRE no estado.

A cerimônia de posse aconteceu no Memorial do MPF, na Procuradoria-Geral da República, em Brasília. Na ocasião, foram empossados para os cargos representantes de todas as unidades do MPF no país. A procuradora-chefe da Procuradoria Regional da República da 1ª Região, Valquíria Quixadá, discursou em nome de todos os membros empossados. A PGR Raquel Dodge também fez um pronunciamento aos colegas.

Após a solenidade, os procuradores chefes empossados participaram de palestra sobre liderança, gestão estratégica e de pessoas, segurança e orçamento. Já os procuradores regionais eleitorais tiveram a primeira reunião de trabalho para definir as linhas de atuação do MP Eleitoral, sobretudo para as eleições de 2018. Na reunião, que continuará na manhã desta terça-feira (3), serão discutidos os programas de trabalho, fluxos de informação e comunicação, rotinas de inteligência, práticas institucionais, categorização das PREs, entre outros temas. 

 

PRR5

O atual procurador-chefe, Marcelo Alves, e sua substituta, Isabel Guimarães da Camara Lima, colocaram-se à disposição para dar continuidade à atual gestão. Eles assumiram a Chefia da Unidade no final de 2016, quando o ex-procurador-chefe Antônio Edílio Teixeira, de quem Marcelo Alves era substituto, deixou a chefia por motivos pessoais para retornar à Paraíba, seu estado de origem.

Em relação às expectativas para o próximo biênio, o procurador-chefe, Marcelo Alves, destaca que o objetivo agora é avançar com as boas práticas realizadas nas administrações anteriores. “Um ponto importante é, com a mudança na administração da PGR, tentar integrar o MPF da 5ª Região à nova concepção que essa gestão central dará ao MPF, sempre levando em conta a satisfação dos que fazem a Unidade (membros, servidores, estagiários e terceirizados) e da sociedade como um todo”, ressaltou Marcelo Alves.

Natural de Natal (RN), Marcelo Alves formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), fez mestrado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutorado pela King's College de Londres. Ele ingressou no Ministério Público Federal (MPF) em 1997, na Procuradoria da República na Paraíba, e depois atuou por oito anos na Procuradoria da República no Rio Grande do Norte. Em abril de 2011, foi promovido a procurador regional da República, sendo lotado na PRR1. Veio para a PRR5 em 2012, por concurso de remoção.

PRE-PE

O novo procurador regional eleitoral em Pernambuco, Francisco Machado Teixeira, assume o cargo no lugar do procurador regional da República Antonio Carlos Barreto Campello, que encerrou o biênio 2015-2017 na última sexta-feira (29). Francisco Machado, que é o atual coordenador do Núcleo de Apoio Operacional à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (NAOP/PFDC) na 5ª Região, terá como substituto o PRR Wellington Cabral Saraiva.

Para o novo chefe do MP Eleitoral no estado, os próximos dois anos serão dedicados à consolidação das conquistas alcançadas e ao avanço dos trabalhos com o objetivo de modernizar ainda mais a função eleitoral do MPF. “Vamos dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito, sedimentando as boas práticas e aprimorando o que pode ser melhorado, de modo a garantir a lisura e a isonomia do processo eleitoral”, declarou Francisco Machado.

Formado em Direito e Administração de Empresas, o cearense Francisco Machado chegou à PRR5 em junho de 2014, quando foi promovido a procurador regional da República, vindo da Procuradoria da República no Ceará (PRCE), onde atuou por onze anos e chegou a ocupar o cargo de procurador-chefe. Antes de transferir-se para Fortaleza, Machado passou seis anos na Procuradoria da República em Pernambuco.

registrado em:

BR 101 - KM 03 - Distrito Industrial - João Pessoa-PB - CEP: 58.082-010
CNPJ 01.518.579/0001-41