Notícias

Fortalecimento

PSB filia 73 prefeitos e seis vices

publicado: 18/04/2023 11h14, última modificação: 18/04/2023 11h14
Para o presidente estadual da legenda, deputado Gervásio Maia, partido vive “melhor momento em todos os tempos”
filiação de prefeitos PSB - divulgação.jpg

Com as novas filiações, número de prefeituras administradas pelo PSB na Paraíba aumentou de cinco para 78 - Fotos: Divulgação/PSB

por Juliana Teixeira*

Em uma solenidade bastante prestigiada, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) na Paraíba filiou à legenda, ontem, novos 73 prefeitos, seis vice-prefeitos e diversas lideranças políticas de todas as regiões do estado. Presidente estadual do partido, o deputado federal Gervásio Maia classificou o momento como “o melhor momento do partido em todos os tempos” ao abrir o evento. Com as novas filiações, o PSB saltou de cinco para 78 prefeitos filiados. As fichas de filiação dos gestores foram assinadas durante evento realizado pelo partido em João Pessoa.

No local também foram empossados os novos dirigentes do PSB de Campina Grande e João Pessoa. Gervásio Maia disse ainda que o processo de fortalecimento da legenda passou pela reeleição de João Azevêdo e que a dedicação é fazer com que o PSB fique bem montado para o próximo pleito em todos as cidades do estado.

“Nosso primeiro passo foi a volta do governador João Azevêdo ao PSB para que esse time possa conduzir, em 2024, um processo eleitoral e ter resultado exitoso. Nosso partido tem sido muito procurado e isso é fruto do trabalho de nosso governador, que tem conduzido a Paraíba de forma muito organizada, tocando obras, com recursos próprios, fazendo com que seja referência nacional”, comentou.

Entre os prefeitos que passaram a integrar a legenda estão os de Sapé, Major Sidney, Solânea, Kayser Rocha, São Bento, Dr. Jarques, Mamanguape, Eunice Pessoa, e Monteiro, Anna Lorena.

filiação de prefeitos PSB - divulgação (3).jpg
João Azevêdo: “Fazer política é a arte do diálogo”

O governador João Azevêdo, presidente de honra do partido, recebeu os novos filiados e ressaltou a característica municipalista da sigla. “Governar é coisa de grupo, e nós só vamos conseguir se estivermos todos unidos”, garantindo que vai filiar, abrir diálogo, com os gestores, com os partidos da aliança.  “Aquela política de perseguição ficou enterrada para sempre. O tempo da perseguição acabou. Fazer política é a arte do diálogo, e verdadeiramente estamos fazendo partidos fortes. Só se faz democracia com partidos fortes e estruturados. Fazendo com que as pessoas participem dos destinos de suas vidas. Seremos imbatíveis em 2024 e em 2026”, apontou Azevêdo, para quem, agora, o PSB é “o maior partido da Paraíba”.

A presença do presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, que era prevista pela organização, não aconteceu. Por vídeo, Siqueira disse que, por estar doente, não pôde comparecer ao evento, mas celebrou o avanço da sigla na Paraíba. “Eu declaro empossada a nova direção do partido na Paraíba e dou as boas-vindas a todos que ingressaram no PSB, um partido aberto, leve, com causas conhecidas, que tem o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, três governadores, dentre eles, o governador João Azevêdo que tem feito um excelente trabalho e é um exemplo de administrador”, comentou.

Quem assumiu o diretório municipal de João Pessoa foi o secretário de Administração do Estado, Thibério Limeira. Ele disse que não abre mão de encaminhar o vice e conquistar até seis vagas de vereador na Câmara da capital. “O PSB larga na frente, fazendo o primeiro evento partidário. Minha missão é organizar o partido para que esteja forte em 2024”, disse.

Aliado de primeira hora de João Azevêdo, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, disse que a solenidade era simbolismo da força e do trabalho de quem tem compromisso com o estado, os municípios e os cidadãos. “O governador João tem avançado para ocupar os espaços políticos que se fazem necessários, e isso é fruto de um trabalho correto que vem sendo feito”, afirmou.

“É fundamental manter a aliança e nada mais natural do que consolidar ainda mais essa parceria. É importante unir forças para melhorar a qualidade de vida do povo”, disse o gestor sobre a consolidação da aliança em 2024.

Thibério Limeira garantiu que não deve concorrer à Câmara Municipal, e que o apoio ao nome de Léo Bezerra, vice-prefeito, para compor chapa com o PP, do prefeito Cícero Lucena, será incondicional.

Apoios

O deputado estadual Tião Gomes evidenciou que o trabalho realizado pelo governador é fundamental para o crescimento do partido na Paraíba. “Na minha região, o Brejo, e por onde eu passo, as lideranças e os prefeitos decidem ficar ao lado do PSB pela humildade e pela maneira como o governador trata o interior do estado. João Azevêdo trabalha por todos os municípios e, por isso, temos as condições de mostrar que reconduziremos e elegeremos prefeitos, vereadores e seguiremos avançando no estado”, falou.

A prefeita de Pedro Régis, Michele Ribeiro, destacou a satisfação de pertencer aos quadros da legenda. “O PSB é um partido que visa a melhoria da qualidade de vida das pessoas e nesse evento de hoje damos o pontapé inicial no processo democrático e na continuidade na construção coletiva de um projeto que deve seguir na Paraíba, dando oportunidade também às mulheres”, observou. Várias cidades terão modificações em suas direções, começando pelas duas maiores, João Pessoa e Campina Grande, além do próprio diretório estadual do partido, que também passou por alteração de seus membros para poder agrupar deputados eleitos e novos quadros partidários.

Tião sugere candidatura de João Azevêdo ao Senado

Durante discurso ocorrido na solenidade de posse da nova diretoria estadual do PSB e novas filiações do partido, o deputado estadual Tião Gomes (PSB) surpreendeu ao lançar a candidatura do governador João Azevêdo ao Senado.

“Vossa excelência não vai escapar do chamamento do povo. Vossa excelência vai ser nosso senador, porque a Paraíba precisa continuar crescendo, fortalecida e amada”, disse o parlamentar, que defende o nome de João Azevêdo para uma possível candidatura ao senado, já no próximo ano.

Questionado sobre o assunto, o governador João Azevêdo disse que o debate é muito precoce, porque, antes das eleições de 2026, haverá as eleições de 2024, mas não descartou a possibilidade. “2026 ainda está muito longe e ainda passa por 2024. Vamos cuidar de cada coisa a seu tempo. Não antecipo fato. Claro que existe a possibilidade, mas discutir isso agora é muito cedo”, concluiu.

Na semana passada, o também deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) também lançou essa ideia, durante passagem do governador João Azevêdo pela cidade de Monteiro. 

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 18 de abril de 2023