PT discute, hoje, candidatura em JP

publicado: 08/05/2024 09h35, última modificação: 08/05/2024 09h35
Posicionamento da legenda é aguardado desde março, quando prévias foram canceladas pelo Diretório Nacional

por Filipe Cabral*

O Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do Partido dos Trabalhadores (PT) se reúne hoje para discutir a situação da legenda em João Pessoa e nas demais cidades onde não há consenso sobre candidatura própria nas Eleições Municipais 2024 — caso de Recife, Rio de Janeiro e Curitiba. A decisão, contudo, caberá à Executiva Nacional do partido e ainda não há prazo definido para sua divulgação.

O posicionamento é aguardado desde março, quando o Diretório Nacional do PT cancelou as prévias municipais em João Pessoa. Na segunda-feira, a Executiva Nacional chegou a se reunir para definir a tática eleitoral do partido na Paraíba, mas o tema foi retirado de pauta durante o encontro e a decisão foi mais uma vez adiada.

Segundo o deputado federal Luiz Couto, o novo adiamento teria sido motivado pelas informações divulgadas na última sexta-feira pela Polícia Federal (PF) sobre a Operação Mandare, que investiga uma possível relação entre uma facção criminosa e órgãos da Prefeitura de João Pessoa. De acordo com a PF, o grupo estaria articulando a obtenção de vantagens em órgãos como as secretarias municipais de Saúde e de Direitos Humanos e Cidadania e a Empresa de Limpeza Urbana (Emlur). A secretária executiva de Saúde e filha do prefeito Cícero Lucena, Janine Lucena, estão entre os alvos do inquérito. O prefeito, todavia, já afirmou que apoia a investigação e prometeu rigor com servidores que tenham relação comprovada com as irregularidades apontadas.

Confiança

O deputado estadual Luciano Cartaxo declarou ontem que aposta em uma candidatura própria do PT na capital. O parlamentar afirmou que sequer lida com a possibilidade de aliança com Cícero Lucena. “O Diretório e a Executiva Municipal do PT têm resolução por candidatura própria e isso não foi derrubado pela Direção, nem pela Executiva Nacional”, garantiu.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 08 de maio de 2024.