ELEIÇÕES 2024

PT escolhe Cartaxo para campanha

publicado: 27/06/2024 09h18, última modificação: 27/06/2024 09h18
Assessoria do deputado confirmou ao Jornal A União que Grupo de Trabalho já definiu pré-candidato na capital
cartaxo.jpg

Ex-gestor disputava vaga de representante do partido nas eleições com a deputada Cida Ramos | Foto: Roberto Guedes/Arquivo A União

por Tiago Bernardino*

O Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do Partido dos Trabalhadores (PT) definiu ontem a pré-candidatura do deputado estadual Luciano Cartaxo à Prefeitura de João Pessoa. O nome do parlamentar precisa ser homologado pela Comissão Executiva Nacional do partido, que se reúne na próxima terça-feira (2).

Cartaxo disputava a indicação do partido com a deputada estadual Cida Ramos. A definição por uma candidatura própria pelo PT ocorreu na reunião do dia 27 de maio. No encontro, ficou acertado que uma pesquisa definiria quem seria o candidato.

A deputada estadual Cida Ramos, que buscava a indicação do partido como pré-candidata, afirmou que não vai se pronunciar sobre a decisão do GTE. “Não sou do GT, quem tem que justificar a escolha são eles”, disse Cida.

A assessoria de Luciano Cartaxo confirmou a indicação, porém até o fechamento da matéria o deputado não havia se pronunciado. O Jornal A União tentou contato com o presidente municipal da sigla, Marcus Túlio, porém não obteve uma resposta. O presidente estadual do PT, Jackson Macedo, informou que não estava sabendo da decisão do GTE do PT.

Disputa interna

Os dois deputados estaduais pelo PT na Paraíba buscam a indicação da sigla para concorrer à Prefeitura de João Pessoa. Cida Ramos defendia que o partido respeitasse a resolução nacional, que orientava a realização de prévias para a definição do indicado. Já Luciano Cartaxo advogou que a escolha fosse feita por meio de uma pesquisa.

Na reunião ocorrida no fim de maio, venceu a tese de Cartaxo, ficando definido que o partido faria uma pesquisa para a definição do nome. Com a decisão, Cida Ramos desautorizou a inclusão do seu nome no levantamento.

“Como sempre, reivindico que as resoluções e o estatuto do partido sejam respeitados. Volto a repetir: confio no projeto do PT, respeito suas instâncias e as deliberações, mas não aceito ser desrespeitada nem aceito que desrespeitem os dirigentes do PT da Paraíba e de João Pessoa”, disse Cida Ramos em carta endereçada ao Diretório Nacional do PT.

Histórico no PT

O deputado estadual Luciano Cartaxo tem um histórico de eleições pelo PT. Em 2004, foi eleito para o seu primeiro mandato como vereador em João Pessoa. Em 2006, foi indicado para compor chapa com José Maranhão, concorrendo como vice-governador. Em 2008, renovou o mandato de vereador, no entanto, em 17 de fevereiro de 2009, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou recurso do então governador Cássio Cunha Lima (PSDB), confirmando a cassação de seu mandato, com José Maranhão tomando posse como governador no dia seguinte e Luciano Cartaxo como vice-governador. Em 2010, o parlamentar foi eleito deputado estadual e, em 2012, prefeito de João Pessoa.

Cartaxo se desfiliou do partido para tentar reeleição a prefeito da capital, concorrendo pelo PSD. O retorno do parlamentar a sua sigla de origem ocorreu em 2022, para concorrer ao cargo de deputado estadual, tendo sido eleito com 22.272 votos.

A deputada estadual Cida Ramos concorreu com Luciano Cartaxo a prefeitura de João Pessoa em 2016, à época, a parlamentar disputou a eleição pelo PSB. Em 2018, Cida se elegeu deputada estadual pelo PSB, como a deputada estadual mais votada no pleito. Em 2022, Cida filiou-se ao PT e foi reeleita deputada estadual com 31.819 votos.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 27 de junho de 2024.