retotalização em CG

Quatro vereadores são empossados

publicado: 30/11/2023 09h25, última modificação: 30/11/2023 09h25
Parlamentares assumem mandatos legislativos após cassação pelo TRE por fraude à cota de gênero
vereadores glitter em busca de um sonho.jpg

Vereadores Bruno Faustino, Napoleão Maracajá, Doutora Carla e Márcio Melo comemoram posse em Campina Grande - Foto: Ascom/CMCG

por Ingreson Derze*

Os quatro vereadores eleitos Márcio Melo (PSD), Doutora Carla (PSC), Napoleão Maracajá (PT) e Bruno Faustino (PTB), após o processo de retotalização de votos, foram empossados na Câmara Municipal de Vereadores de Campina Grande. A cerimônia foi realizada, ontem, durante sessão solene no plenário da Casa de Félix Araújo. Antes da posse no legislativo mirim, os parlamentares foram diplomados na sede do Fórum Eleitoral. Na ocasião, o juiz Antônio Reginaldo Nunes, da 16ª Zona Eleitoral, concedeu a entrega dos diplomas aos novos representantes eleitos pela sociedade.

Com os diplomas em mãos, os vereadores seguiram para Câmara Municipal de Vereadores de Campina Grande, onde participaram do ato de posse dos parlamentares. A sessão do plenário contou com a presença de autoridades, imprensa, amigos, eleitores e familiares dos novos vereadores. Com o fim das pautas do Legislativo, teve início a solene do processo de posse comandado pelo presidente da casa, o vereador Marinaldo Cardoso. Os quatros vereadores foram convidados para entrar no plenário e realizar o juramento, em seguida, os parlamentares tomaram posse, assinando o livro de registro da casa.

“Com tranquilidade vou continuar trabalhando e defendo o melhor para nossa cidade. Logicamente lutado por nossas ideais e nossos projetos que são os mais importantes. Como estou entrando agora, vou acompanhar e me orientar sobre o andamento das tramitações na casa, desta forma, vou iniciar o meu posicionamento baseado no atual cenário político e os trabalhos, mas sempre baseado no sentimento de ouvir e valorizar a população acima de tudo”, revelou o vereador Márcio Melo.

Os novos vereadores empossados assumem os lugares dos parlamentares cassados Dinho Papa-Léguas (PSDB), Waldeny Santana (União Brasil), Rui da Ceasa (PROS) e Carol Gomes (União Brasil) que tiveram os mandados extintos por decisão da Justiça Eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), em outubro deste ano, deciiu pela condenação dos vereadores, por fraudes na cota de gênero. O Tribunal reconheceu a prática de fraude nas eleições de 2020 pelos partidos União Brasil e Pros, e absolveu o Solidariedade. A Justiça Eleitoral acatou a denúncia e reconheceu a existência de candidaturas laranjas nos partidos com objetivo de burlar a lei das eleições e o processo eleitoral.

O vereador eleito Napoleão Maracajá (PT), assumiu o cargo afirmando posição a favor do bloco de oposição da Prefeitura de Campina Grande. O vereador relatou que o município atravessa uma situação crítica, sendo contrárias as políticas adotadas pela atual gestão da cidade nas áreas de saúde e educação. O parlamentar frisou que vai defender a responsabilidade pelo bem do povo campinense.

“Eu espero que a bancada de oposição tenha responsabilidade. Nós vivemos um momento muito grave em Campina Grande. Isso aqui não poder ser um jogo de futebol, onde você tem uma torcida, onde o vento mais forte vai soprar para um lado. Eu que vou defender responsabilidade, naquilo que for bom para Campina, os vereadores têm que votar a favor e, se for ruim, obviamente tem que votar contra, temos que nos aproximam da população.

A vereadora Carol Gomes (União Brasil), por meio de sua assessoria de imprensa informou ao jornal A União, que já recorreu da sentença junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apesar da condenação pela cassação do mandato, a parlamentar explicou que continua elegível, ou seja, não perdeu os direitos políticos, podendo disputar as próximas eleições, que ocorrem em 2024. Os demais vereadores citados na reportagem foram procurados, mas não retornaram os questionamentos.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 30 de novembro de 2023.