Notícias

Honraria

Ramalho Leite é Cidadão Pessoense

publicado: 05/10/2023 11h08, última modificação: 05/10/2023 11h08
Ex-deputado e atual presidente da Academia Paraibana de Letras recebe título em solenidade na Câmara
2023.10.04_camara homenageia ramalho leite_ramalho leite © roberto guedes (811).jpg

Ao receber a homenagem da Câmara, ontem, Ramalho Leite destacou o grande amor que devotou à cidade de João Pessoa - Foto: Roberto Guedes

por Juliana Cavalcanti*

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, ontem, sessão solene para entrega do Título de Cidadão Pessoense ao escritor, político, advogado, jornalista e presidente da Academia Paraibana de Letras (APL), Ramalho Leite. A solenidade foi no plenário da Casa Napoleão Laureano e a autoria da propositura, foi do vereador Milanez Neto (PV).

Estiveram presentes na sessão, a esposa e ex-prefeita da cidade de Bananeiras, Marta Ramalho, os filhos do homenageado, Viviane Ramalho e Renan Ramalho, a nora Carla Ramalho, o neto Thiago Ramalho, as irmãs Vera Lúcia Ramalho e Teresa Ramalho, além de outros familiares e amigos.

O ex-governador da Paraíba, Roberto Paulino, o vice-prefeito, Leo Bezerra (representando o prefeito da capital, Cícero Lucena), o historiador e professor José Octávio de Arruda Mello, também participaram da solenidade na CMJP.

De acordo com o vereador Milanez Neto (PV), Ramalho Leite é um exemplo de pessoa que em diferentes momentos da vida conseguiu se manter firme em suas convicções e com o pensamento de levar o melhor aos que mais precisam. Para o parlamentar, o homenageado destacou-se profissionalmente em todas as suas áreas de atuação e na política, especificamente, tem um extenso currículo.

"Eu me sinto muito feliz porque eu tenho muitos serviços prestados a essa cidade." Ramalho Leite

“Eu tenho gratidão a Deus por homenagear um político com uma vida pública de quase 60 anos de lisura e serviços prestados. Um homem que serviu a João Pessoa, a Paraíba, e ao Brejo paraibano e é um exemplo de chefe de família, de político, de ser humano, além de exemplo de escritor e de intelectual. Ramalho Leite na nossa vida é um homem completo, um homem que realmente consegue expressar para a sociedade o que há de melhor de um ser humano e de um político”, declarou.

Conforme o vereador, Ramalho Leite por onde passou sempre deixou sua marca de trabalho, lealdade e compromisso, servindo aos pessoenses da melhor forma possível. Milanez Neto ressalta que as ações do presidente da APL impactaram positivamente a vida de muitos cidadãos. “ O que João Pessoa fez nesta entrega do título de cidadão é reconhecer o que Ramalho Leite já fez por João Pessoa e pela Paraíba. Sou muito grato a Deus por viver esse momento na Câmara Municipal, de na condição de vereador, poder reconhecer uma história de vida tão bonita e tão dedicada à nossa cidade”

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Dinho Dowsley (Avante), parabenizou o vereador Milanez Neto pela autoria da propositura e aponta que o título é um agradecimento e reconhecimento da Câmara pelos relevantes serviços prestados à população pessoense e paraibana. “ A Câmara vê com muito respeito e alegria esse título mais do que merecido. Ramalho Leite é um parceiro de João Pessoa e da Casa Napoleão Laureano: a Paraíba, João Pessoa e a Câmara Municipal agradecem pelo parlamentar e por todos os cargos públicos que ocupou”.

Dinho Dowsley destacou ainda a presença de Ramalho Leite na Academia Paraibana de Letras e observou que o título é também uma forma da Câmara parabenizá-lo como intelectual. “ A Casa de Napoleão Laureano fica muito feliz em fazer essa homenagem. A CMJP desde o ano passado já tinha feito a homenagem a Ramalho Leite pelos seus relevantes serviços e ele recebeu a Comenda Napoleão Laureano pelos 75 anos de existência da Câmara, sendo também homenageado por essa honraria. E nesta solenidade, tivemos a oportunidade de fazer a entrega da comenda”, reforçou o vereador.

O presidente da APL,Ramalho Leite, agradeceu a iniciativa de Milanez Neto e destacou que devotou um grande amor a João Pessoa, local onde nasceu seus filhos e netos. “Eu me sinto muito feliz porque eu tenho muitos serviços prestados a essa cidade. Cheguei em João Pessoa em 1960, com 17 anos, vindo de Borborema - quando a cidade ainda era Distrito de Bananeiras - para estudar no Lyceu. Depois fiz vestibular para a Faculdade de Direito e paralelamente, trabalhei no Jornal Tribuna do Povo e depois no Jornal A União e também na Rádio Tabajara. Em seguida, comecei a minha vida pública. Então, desde os anos 1960, fiquei em João Pessoa, onde moro até hoje”, declarou.

Ramalho Leite observa que a capital paraibana é parte importante de sua vida tanto na produção cultural como no serviço público. “ Os meus livros representam a tribuna e o discurso parlamentar. É por isso que o primeiro livro é ‘Dá Licença, Um Aparte’’ e o último livro é o final do discurso ‘Era o que eu tinha a dizer’. Meus livros são uma forma de eu participar da vida pública mesmo sem mandato e fazem parte de diversos serviços que realizei nesta cidade”, afirmou.

Sobre o homenageado

Nascido no dia 6 de outubro de 1943, Severino Ramalho Leite nasceu no distrito de Camuçá que naquele ano pertencia ao município de Bananeiras (antes o distrito se chamava Borborema, área que só foi elevada à categoria de município e desmembrado de Bananeiras no ano de 1959). Chegou a estudar em Natal, mas nos anos 1960 foi estudar na capital paraibana, onde formou-se em direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Ramalho Leite foi vereador em Borborema (1965 a 1969); deputado estadual (1975 a 1979/1979 a 1980/1983 a 1987/1987 a 1991), e deputado Federal (1991 a 1993). Assumiu, como suplente, o mandato de Deputado Federal, na legislatura 1991-1995, de 7 de novembro de 1991 a 10 de março de 1992, e de 20 de abril a 27 de agosto de 1993, em virtude do licenciamento do Deputado Ivan Burity.

Além disso, também exerceu os seguintes cargos: promotor de justiça de João Pessoa (1970-1971); secretário municipal, João Pessoa (1970-1973) e procurador do Estado da Paraíba (1972). “Fui secretário do município em duas oportunidades no governo de Dorgival Terceiro Neto, nos anos 1970 e depois nos anos 1990, na administração de Chico Franca”, conta o intelectual.

Ocupante da Cadeira nº 7 da Academia Paraibana de Letras, Ramalho Leite é colunista do Jornal A União e entre as suas obras publicadas, destacam-se os seguintes livros: ‘Nos Espelhos do Palácio’, Em Prosa e Verso – Mais Histórias do Folclore Político da Paraíba e O Poder de Bom Humor. Amanhã, completará 80 anos.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 05 de outubro de 2023.