Notícias

Ressocialização: jogos envolvem 80 reeducandas em diversas modalidades

publicado: 13/03/2020 10h03, última modificação: 13/03/2020 10h03
c96e42fd-d5b2-495b-bdc1-9f14922b5901.jpeg

tags: RESSOCIALIZAÇÃO , JOGOS , REEDUCANDAS


São os ares de março", assim definiu uma apenada os Jogos das Reeducandas da Penitenciária Feminina "Maria Júlia Maranhão", numa alusão à música Águas de Março. O evento envolve 80 mulheres privadas de liberdade e se encerra nesta sexta-feira (13).

"A gente fica ansiosa o ano inteiro por essa confraternização, esses três dias especiais que são os jogos, com futebol, cabo da paz, música, dança... isso alegra e muito o coração da gente, faz muito bem, deveria acontecer mais vezes no ano", afirmou a reeducanda durante a abertura dos jogos, ocorrida na quarta-feira (11) à tarde.

Esse relato reflete o que pensa e sente as reeducandas que participam dos jogos. Na solenidade de abertura elas ouviram mensagens do secretário executivo da Secretaria da Administração Penitenciária, João Paulo Barros, que representou o governador João Azevêdo; do novo gerente executivo da Ressocialização, João Sitônio Rosas Neto; da diretora da unidade prisional, Cinthya Almeida, e de José Hugo, representante da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer.

O secretário João Paulo Barros desejou bons jogos às reeducandas e afirmou que o esporte é agregador. “Efetivamente o esporte não faz distinção. Hoje aqui as reeducandas são competidoras, são atletas. A partir desse momento vocês podem fazer novos laços de amizade, boa sorte e Deus abençoe vocês que estão numa condição temporária, mas logo estarão no convívio social”, afirmou.

O gerente executivo de Ressocialização, João Sitônio Rosas Neto, aproveitou a ocasião para se apresentar às reeducandas e assegurou que "os jogos promovem essa interação, essa harmonia e é sim possível a gente promover cidadania, trazer a prática esportiva e o bem estar para vocês. Contem comigo, quando vocês progredirem de regime, procurem a Gerência de Ressocialização e lá nós daremos às mãos a vocês”.

Ele aproveitou para anunciar a realização de cursos profissionalizantes. “A ideia é que a gente possa investir em capacitação profissional aqui dentro para que possam ter maior facilidade de se inserir no mercado formal de trabalho. A gente está aqui para ajudar verdadeiramente", disse João Rosas parabenizando a direção da penitenciária e a equipe da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer pela parceria de sete anos.

Cinthya Almeida, diretora da Penitenciária Júlia Maranhão, informou que os jogos acontecem na unidade desde 2014 e destacou: "A gente percebe uma total interação até porque o esporte é vida. Há uma interação entre elas, entre os policiais penais, entre a própria equipe da Sejel que é nossa secretaria parceira. Eventos assim colaboram para o melhor clima dentro da penitenciária, levando alegria e dignidade às reeducandas envolvidas".

A reeducanda G.M., de 29 anos, disse que os jogos mostram que elas podem sim se reinserir na sociedade. "É importante porque a gente pode mostrar tanto para a população, quanto para nós mesmas que somos capazes, além do coleguismo, companheirismo e também para nossa diversão".

M. J., 26 anos, revelou: "Estou trancada aqui há sete anos e dois meses. Então para mim isso é o máximo, porque estou há tantos anos fora da sociedade que é uma diversão sair de dentro da cela. Traz muita dignidade, é ótimo, que tenha todo dia".

Os jogos têm as modalidades de voleibol, atletismo, futebol, cabo da paz, além de atividades recreativas. A ação também tem parceria com a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana.