Em Campina Grande

Retotalização será realizada hoje

publicado: 24/11/2023 08h46, última modificação: 24/11/2023 08h46
Justiça Eleitoral realiza procedimento depois da cassação de quatro vereadores por fraude à cota de gênero
CMCG.jpg

Câmara de Campina Grande aguarda a comunicação oficial do TRE para afastar os vereadores e empossar os seus substitutos - Foto: Reprodução da Internet - Foto:

por Ingreson Derze*

A Justiça Eleitoral realiza, hoje, o processo de retotalização de votos de Campina Grande. O procedimento será coordenado pela 16ª Zona Eleitoral que abrange o município. Quatro novos vereadores devem assumir o cargo na Câmara Municipal. A decisão de retotalização ocorre após a Justiça Eleitoral cassar o mandato de quatro por fraude à cota de gênero nas eleições de 2020. Com o julgamento definido a sentença de cassação dos vereadores, a Justiça Eleitoral, determinou que a 16ª Zona Eleitoral do município de Campina Grande para realização do processo de retotalização dos votos. Com isso, novos parlamentares devem assumir a Câmara Municipal em substituição aos vereadores cassados Dinho Papa-Léguas (PSDB), Waldeny Santana (União Brasil), Rui da Ceasa (PROS) e Carol Gomes (União Brasil), que tiveram os votos anulados pela Justiça.

O procedimento de retotalização já foi adotado em outras cidades do interior da Paraíba. Recentemente, o município de Rio Tinto, localizado no Vale do Mamanguape, realizou o procedimento. Cinco novos vereadores assumiram, em substituição aos cassados. Os vereadores cassados perderam o prazo para recorrer da sentença. A manutenção da decisão foi proferida pela juíza Maria Cristina Santiago.

Apesar da cassação dos vereadores Dinho Papa-Léguas (PSDB), Waldeny Santana (União Brasil), Rui da Ceasa (PROS) e Carol Gomes (União Brasil), os parlamentares permanecem exercendo a função no Legislativo municipal. Contudo, após o procedimento de retotalização, a presidência da Câmara deve ser comunicada pela Justiça Eleitoral do novo resultado do pleito eleitoral de 2020, para a Mesa Diretora cumprir a sentença e afastados os parlamentares e empossando os novos representantes. Em nota, o presidente da Câmara de Campina Grande, Marinaldo Cardoso, aguarda apenas a comunicação oficial.

A vereadora Carol Gomes (União Brasil), por meio de sua assessoria de imprensa informou ao Jornal A União, que já recorreu da sentença junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 24 de novembro de 2023.