Teresa Duarte
O governador Ricardo Coutinho (PSB) usou ontem sua conta na rede social Twitter para falar da situação do acesso à Estação Cabo Branco, informando que vai determinar ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) a realização da pavimentação do acesso, mesmo não sendo responsabilidade do Governo do Estado. “Se alguns não fazem, nós fazemos, por respeito à cidade, aos que nos visitam e, principalmente, ao nosso povo”, publicou.
Em seguida, Ricardo denunciou a dificuldade no acesso, dizendo que houve uma tentativa de “isolar e acabar” com a Estação. O governador Ricardo Coutinho finalizou, em sua conta pessoal (@realrcoutinho), que a obra será realizada. “Agora, isso vai acabar. Mesmo sendo obrigação da PMJP [Prefeitura de João Pessoa], que não faz, estou determinando que o DER faça a pavimentação do acesso à Estação”, concluiu.
De acordo com as informações passadas pelo diretor de operações do DER, Hélio Cunha Lima, a decisão do governador partiu de constantes reclamações da população para que o órgão tomasse providências e solucionasse aquela situação de vez. “Diante de tantas reclamações por parte da população por conta do descaso da prefeitura municipal de João Pessoa, as pessoas estavam dizendo que enquanto o DER estava fazendo obras e tirando 54 municípios na Paraíba do isolamento, ninguém tomava uma providência para tirar a Estação Cabo Branco do isolamento causado pelas crateras formadas nas vias de acesso ao local”, revelou o diretor do DER.
Ainda de acordo com Hélio Cunha Lima, o governador deverá autorizar ainda hoje a abertura do processo de licitação para as obras de pavimentação da via que leva à Estação Cabo Branco. “Tão logo o governador autorize oficialmente, o DER iniciará o processo de licitação para executar o mais rápido possível a construção da via de acesso à Estação Cabo Branco. Porém, como a área é de preservação ambiental, nós teremos todo o cuidado com os critérios a dotados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o que era necessário por tratar-se de uma área tombada para preservação”, informou Hélio Cunha Lima.
Turismo prejudicado

Escuridão, buracos e muita lama. É assim que os motoristas estão trafegando no desvio que foi feito há quase três anos, enquanto aguardam a conclusão da drenagem e pavimentacão na Avenida Luzinete Formiga de Lucena, principal via de chegada ao complexo cultural da Estação Cabo Branco, Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. O local é bastante movimentado por veículos de turismo que seguem com visitantes às praias do litoral sul.
De acordo com o gestor do Centro de Convenções de João Pessoa, Ferdinando Lucena, ex-presidente do Convention Bureau, o trade turístico emitiu nota [leia abaixo] parabenizando a atitude do governador Ricardo Coutinho.” A nota, que é subscrita pelas entidades privadas que incrementam o turismo no Estado, é um documento que subsidia e enaltece a decisão do governador”, declarou.
A turista Antônia Dias Galiard, do Rio Grande do Sul, ficou desencantada ao trafegar em um buggy que faz passeios turísticos nas praias do litoral sul, “eu fiquei decepcionada com esse trajeto, que além de esburacado é muito deserto e perigoso porque é propício para assalto”, lamentou a turista. Seu Severino Antônio dos Santos comercializava coco verde em um trecho no início do desvio, “eu tive que parar a venda porque com essa lama e a dificuldade no acesso local prejudicou bastante, já que os veículos estão trafegando em outras vias , mais distantes daqui, e que levam ao litoral sul, para não pegarem esse trecho”.
Desvio
A barreira do Cabo Branco foi interditada no dia 5 de novembro de 2014. Com a interdição, os motoristas que seguem do Seixas em direção à Estação Cabo Branco têm como alternativa pegar a rotatória em frente à Estação das Artes (anexo da Estação Cabo Branco), seguir em frente pela Rua Luzinete Formiga Lucena, pegar a segunda via à direita, a Rua Zita Maria Carneiro de Cabral até a Avenida Panorâmica do Cabo Branco, para chegar às ladeiras do Cabo Branco.