Ricardo Coutinho assina convênio que viabiliza vôo direto de JP a Buenos Aires

publicado: 08/03/2017 00h05, última modificação: 08/03/2017 13h52
assinatura de convenio entr governo ea Gol linha Aereas.jpg

Durante a solenidade de assinatura da parceria, que aconteceu no Palácio da Redenção, o governador Ricardo Coutinho destacou investimentos para o fortalecimento do Turismo no Estado - Foto: Marcos Russo

tags: ricardo coutinho , governo da paraíba , convênio , uen , vôo , buenos aires

Wellington Sérgio

O governador Ricardo Coutinho (PSB) assinou ontem, no Palácio da Redenção, um convênio entre o Governo do Estado da Paraíba e a Gol Linhas Aéreas, que terá início no dia 1º de julho, com vôos aos sábados, que ligará a capital paraibana a Buenos Aires, na Argentina. A solenidade contou com a presença de deputados estaduais, secretários, vereadores e representantes da área turística do Estado. A finalidade é incrementar a malha aérea da Paraíba para que os “hermanos” possam visitar o Estado, em vôos diretos e com menos tempo de viagem. Para viabilizar o acordo o Governo reduziu para 6% a alíquota de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente no combustível de aviação.

Em contrapartida, a companhia aérea iniciará a operação internacional, além de ampliar o número de voos de João Pessoa para outras capitais, principalmente, São Paulo. Haverá uma série de ações promocionais do Destino Paraíba na Argentina, inclusive, uma equipe de reportagem da revista de bordo da Gol virá a João Pessoa produzir uma matéria mostrando os principais roteiros pelo Estado. Além de fechar o convênio com a Gol, o Governo está consolidando uma parceria com a Latam ainda no primeiro quadrimestre, com a redução de ICMS para 9%.

A companhia aérea deverá incrementar em 30% o número de voos, principalmente, entre João Pessoa e São Paulo. Para o governador Ricardo Coutinho, trata-se de um passo a mais para o fortalecimento do turismo no Estado. De acordo com o chefe do executivo existe toda uma infra-estrutura em alguns locais que são importantes, como a construção das trilhas potiguaras, o binário de Jacumã, o acesso a Coqueirinho e a regularização da Costa do Sol, no Pólo Turístico do Cabo Branco. “Uma série de intervenções fundamentais para que o turismo cresça e desenvolva a cada ano. Uma porta aberta para ampliação da nossa capacidade turística para mostrar as belezas naturais. Que os argentinos sejam bem vindos a Paraíba”, frisou.

A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR), Ruth Avelino, enfatizou que a determinação para melhorar a malha aérea da Paraíba foi do governador Ricardo Coutinho, que negociou com a empresa a redução do ICMS do combustível de aviação. Segundo ela, a Gol foi a primeira a aderir, mas as negociações estão em andamento com outras empresas.
“Queremos que outras possam fazer parcerias, onde quem ganha é o turismo. O desafio é trazer os argentinos para conhecer as belezas naturais com conforto e menos tempo de viagem”, avaliou. O presidente do Convention Bureau de João Pessoa, Jairo Oliveira, ficou feliz com a parceria, já que trabalha com eventos nacionais e sul-americanos, com perspectivas de novos projetos para os próximos anos. “Os argentinos tem ansiedade de conhecer o Brasil e a Paraíba fará parte do contexto a partir desta parceria. São viagens curtas e diretas, com preços acessíveis para atrair os hermanos”, comentou.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Lindolfo Pires, ressaltou o crescimento turístico que a parceria vai proporcionar ao Estado. “Isso é um esforço gigantesco que o Governo do Estado faz para desenvolver, ainda mais, o turismo paraibano. Estamos no caminho certo porque o nosso maior emissor e receptor de turistas na América do Sul é a Argentina, então com a conexão João Pessoa-Buenos Aires fica mais fácil o aumento da atração turística. O sucesso é garantido”, enfatizou.

“Tenho certeza que teremos um grande trabalho a desenvolver com a chegada desse voo internacional para Buenos Aires. Esse voo é um divisor de águas do nosso Destino Paraíba. É uma oportunidade maravilhosa de divulgarmos as potencialidades locais e atrair mais público para a rede hoteleira”, disse a presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-PB), Manuela Hardman.

Otimista no sucesso da parceria o vice-presidente da Gol Linhas Aéreas, Alberto Faijamam, aposta no fortalecimento entre os argentinos com os paraibanos em curto espaço de tempo. Ele acredita que os órgãos de turismo do Estado saberão trazer os argentinos para conhecer as belezas que existem na orla. “São pessoas inteligentes e criativas que sabem cativar os turistas. Fiquei impressionado o que Deus ofertou para o estado, com praias lindas, águas mornas e um povo que sabe receber quem vem de fora”, disse.