Ricardo entrega ginásio poliesportivo esperado há 20 anos para a Funad

publicado: 04/08/2016 09h16, última modificação: 04/08/2016 09h16
ricardo inaugura ginasio da funad_foto freancisco franca (1).JPG

Equipamento vai beneficiar paratletas, usuários da Funad e pessoas da comunidade em geral - Foto: Francisco França/Secom-PB

tags: ricardo coutinho , ginásio , funad

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, nessa quarta-feira (3), o ginásio poliesportivo da Escola Estadual de Educação Especial Ana Paula Ribeiro Barbosa Lira, que fica na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad). A obra recebeu um investimento de mais de R$ 2,3 milhões e beneficia paratletas e usuários da instituição. Esta é a primeira obra entregue pelo Governo do Estado em homenagem aos 431 anos da cidade de João Pessoa. A vice-governadora Lígia Feliciano, auxiliares de Governo e deputados estaduais também participaram da solenidade.

Na ocasião, o governador acompanhou a apresentação da banda marcial da Funad, também o desfile de paratletas e apresentações culturais.  “Esta instituição tem 25 anos e há 20 anos os usuários esperavam por este ginásio. Lembro que quando assumimos o Governo, a Funad fazia cerca de 1.300 atendimentos mensais, hoje chegamos a quase 4 mil por mês. A política para pessoas com deficiência se fortaleceu muito nesses últimos cinco anos. Já investimos cerca de R$ 8 milhões de recursos do Estado aqui na instituição. Foram mais de R$ 2,3 milhões para fazer este ginásio que torna a Funad cada vez mais participativa e a altura das pessoas que precisam da instituição. Quando olho para este espaço, vejo a concretização do sonho de muita gente”, observou o governador.

Ricardo ainda assinou ordens de serviços, destinando mais de R$ 6,5 milhões para reformas de nove escolas estaduais e ressaltou que escolheu a Funad para ser a primeira presenteada com obras em comemoração ao aniversário de João Pessoa para incentivar e valorizar ações de inclusão social. “Poderia ter escolhido qualquer outra obra para abrir o pacote de inaugurações em homenagem à cidade de João Pessoa, mas começamos aqui na Funad por ter uma simbologia maior. Queremos mostrar a nossa preocupação com a inclusão das pessoas com deficiência. É uma alegria derrubar barreiras para a construção de um futuro mais inclusivo. Todos precisamos ter os mesmos direitos e ser tratados com o mesmo respeito”, concluiu.

No local foi feito todo fechamento do ginásio (40x50)m em alvenaria e elemento vazado, coberta em telha tipo alumínio, arquibancadas com acessibilidade, contendo também tela de proteção, pintura interna e externa, vestiários masculino/feminino com acessibilidade, piso em granilite, demarcação do ginásio e colocação de acessórios (trave de futsal, tabela de basquete e suporte para fixação de rede de voleibol). A área externa do ginásio recebeu pavimentação em bloco intertravados com rampa de acesso ao ginásio, muro de arrimo, ajardinamento, mureta e alambrado de proteção, bancos em concreto armado, calçada de contorno, piso cimentado e iluminação.

A presidente da Funad, Simone Jordão, enfatizou que o ginásio vai proporcionar condições adequadas de treinamento para os usuários e paratletas. “Conheço a história da Funad desde a vinda dos primeiros usuários. Essa obra era esperada há 20 anos. Hoje é um dia de alegria para todos os envolvidos com esta instituição: funcionários, usuários, pais, paratletas. Em nome de todos, agradeço ao governador pelos investimentos feitos na Funad. Atualmente podemos ampliar o acesso das pessoas com deficiência aos serviços oferecidos aqui, além de melhorar a qualidade de vida dos usuários. Foi um desafio concluir uma obra de tamanho porte. Ela simboliza o respeito do Governo do Estado com a pessoa com deficiência. Agora nossos usuários e paratletas vão poder treinar em condições dignas”, destacou.

Solenidade de inauguração teve apresentação de dançarinos, paratletas e de uma banda marcial“Estou muito feliz em estar nessa inauguração deste ginásio na Funad. Hoje é um dia importante, em que o fogo olímpico chega ao Rio de Janeiro, tão perto das olimpíadas, essa obra tem ainda mais simbologia. Daqui poderão surgir paratletas que representarão a Paraíba no futuro. É um equipamento bem estruturado para oferecer condições adequadas de treinamento aos usuários. Eu, que fui atleta, tenho um prazer enorme em fazer parte desse Governo que incentiva o esporte”, afirmou o secretário executivo de Juventude, Esporte e Lazer, José Marco.

O técnico de basquete e paratleta Romero Ramos lembrou a dificuldade que sentia para encontrar locais de treinamento adequados para pessoas com deficiência. “Nossa equipe de basquete tinha pouco tempo para treinar porque não achava lugares adequados às nossas necessidades. Esse ginásio ficou com uma estrutura maravilhosa, com uma arquibancada com rampas, banheiros com ótimo acesso, enfim, ficou muito mais viável para a utilização dos paratletas”, disse.

“Agradeço ao governador Ricardo Coutinho por olhar pelas pessoas com deficiência. Infelizmente, muitas vezes somos esquecidos pela sociedade. Este ginásio trouxe as melhores condições possíveis para que possamos praticar vários tipos de esportes”, comemorou o aluno Davi Fernandes.

“O ginásio está lindo, com rampas de acesso em todos os lugares, totalmente adequado ao que precisamos. Era um desejo antigo ver esta obra concluída. Todos estamos muito agradecidos”, falou o aluno Geraldo Gomes.