Ricardo inaugura escola reivindicada pela população de Riachão do Poço no ODE

publicado: 07/12/2016 07h44, última modificação: 07/12/2016 07h44
ricardo obras do riachao do poco_foto jose marques (8).jpg

Escola tem capacidade para atender cerca de 500 estudantes do município e cidades vizinhas - Foto: José Marques/Secom-PB

tags: ricardo coutinho , riachão do poço , orçamento democrático , ode

O governador Ricardo Coutinho esteve nessa terça-feira (6) na cidade de Riachão do Poço para inaugurar a Escola Estadual de Ensino Médio Riachão do Poço, que tem capacidade para atender cerca de 500 estudantes do município e cidades vizinhas. A construção do novo prédio da unidade de ensino atende a uma reivindicação da população durante a plenária do Orçamento Democrático Estadual (ODE). Foram investidos recursos na ordem de R$ 2,8 milhões. Deputados estaduais, auxiliares do Governo e lideranças da região também participaram da inauguração, que faz parte de uma série de obras que estão sendo entregues pelo governador neste fim de ano.

Durante a solenidade, Ricardo Coutinho acompanhou apresentações culturais, conheceu as dependências da escola e enfatizou a importância da educação para o futuro dos jovens. “Essa escola existe há mais de 60 anos e nunca havia passado por reforma, estava em um estado deprimente, então resolvemos não reformar, mas construir uma nova escola, com uma nova estrutura e qualidade muito superior à antiga. Entregamos uma unidade de ensino com salas de aula amplas e confortáveis, laboratórios, refeitório, enfim, uma grande estrutura para semear o futuro dos jovens de Riachão do Poço, que terão oportunidades de ensino iguais a todos os outros jovens do Estado”, destacou.

Obra atende a uma reivindicação da população durante a plenária do Orçamento Democrático Estadual (ODE)O governador também parabenizou o trabalho dos conselheiros do ODE que representaram o povo nas plenárias e conseguiram que a demanda fosse eleita como prioridade da região. “O Orçamento Democrático é um instrumento fundamental porque dá a oportunidade do povo expor as necessidades de cada área. Ouvimos o pedido e hoje inauguramos esse equipamento grandioso. Os conselheiros do ODE merecem todo o nosso respeito, pois lutam por melhorias para a população”, pontuou.

A Escola Estadual de Ensino Médio Riachão de Poço foi projetada obedecendo aos padrões ambientais, observando o conforto térmico, acústico e visual dos usuários. Ela contém seis salas de aula, banheiros, biblioteca, videoteca, laboratórios, diretoria, entre outras dependências.

“Essa escola é uma grande vitória dos moradores desta cidade. Foi fruto do pedido do povo, posteriormente atendido pelo governador. Hoje estamos vivendo o fenômeno da melhoria educacional no Estado. As escolas públicas estão melhores em estrutura física, formação e também qualificação do ensino. Isso é motivo de orgulho, porque vemos que a educação na Paraíba é levada a sério e os investimentos feitos representam o futuro dos jovens”, observou a secretária executiva pedagógica da Educação, Roziane Marinho.

O conselheiro do ODE, Silvio Sales, afirmou que toda batalha pela construção da escola valeu a pena, porque a unidade de ensino ficou melhor do que o esperado. “Desde 2011 que pedia por esta obra e há cerca de dois anos ela começou. Agora, depois de muita luta, posso ver uma estrutura exemplar, melhor que muitas escolas por aí. A alegria do povo de Riachão do Poço é grande, porque os jovens, finalmente, podem estudar com dignidade”, comemorou.

Para a unidade de ensino foram investidos recursos na ordem de R$ 2,8 milhõesA aluna Emanuele Pereira entregou ao governador uma placa em agradecimento pela construção da Escola Riachão do Poço e comentou: “A educação é um direito fundamental que permite a transmissão do saber. A nossa escola ficou com uma belíssima estrutura, dando as melhores condições de ensino para os jovens. Agradeço muito ao governador por esta obra”.

O estudante do 3º ano, Romário Júnior, também agradeceu ao Governo do Estado por olhar pela educação na cidade de Riachão do Poço. “Esta escola ficou com o jeito ideal para estudarmos. Dá um estímulo maior aos estudantes ver este colégio com esta grande estrutura. Está tudo muito bonito. Ficamos felizes e agradecidos”, falou.