Notícias

Ricardo inaugura UPS e reforça segurança no bairro dos Bancários

publicado: 01/10/2016 00h12, última modificação: 01/10/2016 00h12
1_Entrega de UPC- Bancarios.jpg

Unidade recebeu R$ 300 mil em investimento e vai beneficiar 40 mil habitantes - Foto: Marcos Russo

tags: ricardo coutinho , ups , segurança pública , bancários


O governador Ricardo Coutinho (PSB) inaugurou na tarde de ontem a Unidade de Polícia Solidária (UPS) no bairro dos Bancários. O novo posto é o resultado de uma positiva parceria entre o Governo do Estado e a sociedade civil através da participação da Igreja Católica, Paróquia Menino Jesus de Praga, que doou o imóvel. A UPS recebeu cerca de R$ 300 mil de investimento e vai beneficiar 40 mil moradores.

O bairro dos Bancários é um dos maiores adensamentos populacionais da Zona Sul da capital - dentro dele há o Anatolia, o Conjunto dos Professores, Agua Fria e Jardim Cidade Universitaria - e atualmente se registra um elevado número de assaltos à mão armada. A UPS é uma reivindicação dos moradores e grupos sociais ligados às Igrejas Católica e Batista, do bairro.

Situado a 100 metros da comunidade do Timbó, o novo posto policial vai funcionar com um efetivo de 45 policiais e 17 novas camionetes do tipo S10, de cabine dupla, além de motocicletas.
Durante a solenidade, foram condecorados cerca de 30 policiais com láurea pelo excelente desempenho e bravura nas suas atividades. O secretário de Seguranca e Defesa Social, Cláudio Lima, o comandante geral da PM, Cal. Euller Chaves, o delegado-geral de Polícia Civil, João Alves, a deputada estadual Estela Bezerra (PSB) e o senador paraibano Raimundo Lira (PMDB), fizeram a entrega das comendas.

Na oportunidade, o governador Ricardo Coutinho agradeceu ao pároco local, padre Marcondes, pela parceria e explicou que o Governo Estadual tinha planejado construir a UPS ao lado da Praça da Paz, um grande espaço público de convergência da população, mas a municipalidade não permitiu alegando a edificação de um posto da Guarda Municipal no imóvel onde seria a UPS. “Diante desse obstáculo, o governo foi buscar soluções através de parcerias e encontrou um grupo das igrejas disposto a viabilizar o projeto”, disse o governador.

A comunidade já se organizara e criara o Conselho de Segurança (Conseg) do qual faz parte um pastor evangélico da região, que solidário ao projeto de combate à violência no local, irmanou-se com o padre e o resultado foi a concretização da Unidade de Polícia Solidária. “Embora não esteja tranquilo, pois enquanto houver um homicídio que seja, eu estarei empenhado na construção da paz, reconheço que hoje é um dia de celebração, do esforço conjunto, da parceria por um ideal”, declarou Ricardo.

O padre Marcondes lembrou que o Estado fez a parte que lhe compete e reafirmou a disposição de cobrar do Poder Municipal que cumpra a sua parte. Para ele, segurança não se faz apenas com polícia, mas com iluminação pública eficiente, com podas regulares das árvores cujas copas cobrem as lâmpadas, e todas essas ações complementares são da competência do município, advertiu.

O Governo Estadual realiza mensalmente uma reunião com todas as Forças de Segurança do Estado, sob a presidência do próprio governador. Nessas ocasiões são mostrados os números correspondentes aos crimes letais intencionais do período, e novas estratégias são traçadas para a continuação do combate. “Entre 2002 e 2010 a escalada da violência subiu assustadoramente no Estado e foi ali que a Paraíba perdeu a capacidade de enfrentar a criminalidade. Não se investia nada em segurança, nem em pessoal, nem em armas ou viaturas, não se prezava sequer pelos equipamentos individuais de proteção ao policial de rua. Eram 60 homicídios para cada 100 mil habitantes; a partir de 2012 essa curva começou a cair e chegou a 42 homicídios. Hoje, último dia do mês, a projeção é que tenhamos reduzido par a 31 crimes em setembro em todo o Estado “, afirmou o governador.

De acordo com o secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, o governo vem encarando com muito desafio e determinação uma grande ação de segurança pública. Ele ressaltou que a UPS é uma referência e demonstração que o governo tem avançado e conseguindo bons resultados na redução da violência. “Temos que destacar o trabalho que vem sendo realizado pelo Governo do Estado, com uma política de coragem e eficaz”, disse. O comandante da Polícia Militar Euler Chaves, enfatizou que outra UPS trará para a população uma tranquilidade para inibir aqueles que desejam fazer o mal às pessoas. “Vamos trabalhar ao lado da população buscando levar segurança. Outra unidade importante que chega para afastar aqueles que desejam fazer o mal”, observou.

Gerusa Maria, moradora há mais de 20 anos dos Bancários, estava satisfeita e radiante por mais uma ação do Governo do Estado que vem fazendo a sua parte para combater a violência. “Agora posso até ficar na calçada conversando com os parentes e amigos, já que temos uma unidade estruturada. Voltarei a participar das missas todos os finais de semana”, observou. O comerciante Arnaldo Brito, ficou satisfeito com a construção da UPS que dará mais segurança aos moradores. “Só em observar que os policiais estarão de plantão a todo momento é motivo de alegria. Que possamos ter melhores dias e que a paz volte a reinar nos Bancários e nos outros bairros”, comentou.

A UPS Bancários fica na Rua Waldemar Aciolly, vizinha a Igreja Católica e já está funcionando. (Colaborou Wellington Sérgio)