Ricardo lança Programa Gira Mundo Finlândia e destaca avanços da educação

publicado: 28/07/2016 08h38, última modificação: 28/07/2016 08h38
ricardo assina programa giramundo_foto jose marques (2).jpg

Programa vai selecionar professores da Rede Estadual de Ensino e conceder bolsas no exterior - Foto: José Marques/Secom-PB

tags: ricardo coutinho , programa gira mundo , finlândia

O governador Ricardo Coutinho lançou, na manhã dessa quarta-feira (27), o Programa Gira Mundo – Edição Finlândia, que selecionará professores da Rede Estadual de Ensino e concederá bolsas na Modalidade Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior. Na ocasião, ele destacou a importância do programa como ferramenta de inovação na educação pública do Estado. Participaram da solenidade – que ocorreu no auditório da Escola Cidadã Integral Técnica Estadual de Bayeux – diversas autoridades, como o secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, o cônsul da Finlândia, Gilberto Azevedo, e o deputado Gervásio Maia, entre outros.

“É preciso se ter a concepção de que o Gira Mundo é um investimento não pessoal, mas coletivo. Esses professores terão a oportunidade de conhecer um sistema educacional que é o melhor do mundo, segundo indicadores da ONU. Ao fim desse intercâmbio, cada um deles irá aplicar a experiência adquirida na sua escola que, sem dúvida alguma, se multiplicará, evoluindo a educação paraibana”, afirmou o governador.

Ao todo, serão selecionados 20 professores. Serão investidos mais de R$ 4 milhões, tanto na edição canadense do Gira Mundo, voltada para estudantes e lançada no início deste ano, quanto na edição finlandesa, voltada para professores. Gastos com alimentação, hospedagem, passagem, entre outros, serão custeados pelo Governo do Estado. Além disso, os professores receberão uma bolsa mensal. “Eu acredito muito no estímulo para que as pessoas façam muito mais. O Gira Mundo se torna realidade, com viabilidade. Não tenho dúvidas de que alcançará o seu grande objetivo, que é mudar a educação do nosso Estado”, disse Ricardo Coutinho.

O secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, afirmou que a realização do Gira Mundo vai além do estímulo à aprendizagem da língua inglesa. “A sociedade começa a perceber a importância que tem esse programa. O Gira Mundo irá nos dar a oportunidade de fazer uma intervenção pedagógica significativa na educação paraibana. Os nossos professores estarão em contato com um sistema educacional que serve de parâmetro para o mundo. Por isso, não tenho dúvidas de que os resultados serão colhidos brevemente”, pontuou.

O cônsul da Finlândia, Gilberto Azevedo, abordou a importância que a educação tem para os finlandeses. “Esse intercâmbio é mais um passo importante que a Paraíba dá para desenvolver o seu sistema educacional. A Finlândia, para ter o desenvolvimento tecnológico, industrial que tem hoje, precisou investir muito no seu povo, investir em educação. O passo dado agora pela Paraíba dará frutos ao longo do tempo, com solidez, com resultados”, declarou.

Gira Mundo

O Programa Gira Mundo Edição Finlândia é uma iniciativa composta pelos programas Educadores Paraíba – Programa de Desenvolvimento Profissional e Amazing Business Train (ABT) e será desenvolvido em parceria com a Universidade de Ciências Aplicadas de Häme (HAMK – Häme University of Applied Sciences), localizada na cidade de Hämeenlinna, na Finlândia.

Os professores da rede estadual de ensino serão submetidos a uma seleção e, logo após, os 20 aprovados passarão por ações formativas de imersão no sistema educacional finlandês, que terá a duração de oito semanas. Ao retornar ao Brasil, os professores terão seis meses para executar o seu Projeto Pedagógico e realizar oficinas (workshop) para o compartilhamento de técnicas, metodologias e práticas vivenciadas durante a sua capacitação na Finlândia.