Cardoso Filho
O governador Ricardo Coutinho entregou simbolicamente mais equipamentos ao Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) na solenidade militar, realizada na Fundação Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em comemoração aos 99 anos da Corporação. Na ocasião, 14 autoridades civis e militares foram homenageadas em reconhecimento pela contribuição que emprestam para o engrandecimento da instituição. Os equipamentos entregues serão utilizados no combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e salvamento. Nesses cinco anos e meio o Governo do Estado investiu mais de R$ 40 milhões, sendo cerca de R$ 1.600.000 no material entregue ontem.
Ricardo Coutinho, ao falar com a imprensa, destacou a importância do Corpo de Bombeiros para a sociedade, afirmando “essa é uma das instituições que têm um serviço dos mais qualificados prestados à população, tanto é que em qualquer pesquisa que se faça o nível de confiança da instituição é muito alto e a população tem como um grande parceiro”, disse.
Falando dos investimentos o governador disse que encontroou a corporação com apenas 110 viaturas. Hoje conta com 269 viaturas, pois nesses cinco anos e meio de governo “adquirimos mais 159, entre elas duas Plataforma Aérea B-fire 550 HR”, lembrou Ricardo.
Ele enfatizou que o Corpo de Bombeiros está a caminho de completar cinco quartéis ou assemelhados, em Patos, Mamanguape, Itaporanga e Sousa, onde foi feita uma grande reforma. E lembrou ainda que o governo está cuidando das condições de trabalho, adquirindo equipamentos, sendo que alguns deles existem em poucos estados, como a plataforma aérea para sinistros em prédios de altura considerável.
O secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, destacou a missão do Corpo de Bombeiros em quase um século de existência. “Temos um grande respeito por esta instituição tão importante para a segurança da sociedade. Os bombeiros estão de parabéns por todo o trabalho desempenhado. Esses profissionais são verdadeiros heróis, que diariamente vêm salvando vidas. Que a corporação se desenvolva cada vez mais”, ressaltou.
“Depois que entrei no Corpo de Bombeiros, percebi que foi para isso que nasci, para cuidar da sociedade. É uma honra fazer parte desta corporação que tem uma missão tão importante que é prevenir, servir e guardar vidas e bens. Felizmente, somos valorizados e reconhecidos pelo nosso trabalho”, comemorou a relações públicas do CBMPB, a 2ª tenente Izabel.
Celebração é tempo de reconhecer avanços
Para o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro de Barros a celebração do aniversário é um momento de reconhecimento dos avanços da corporação, bem como daqueles que participaram desse processo.
Coronel Jair fez questão de destacar os investimentos do governo do Estado na instituição, afirmando que de 2011 a 2016, o governo do Estado realizou uma série de investimentos na corporação, destacando-se a aquisição de 159 veículos, alguns deles antes inexistentes na instituição, enumerando as duas autoplataformas aéreas, quatro ônibus, 18 reboques e também do tipo Auto Tanque para o restabelecimento de viaturas de combate a incêndio. Na solenidade foram agraciados com a medalha de Serviços Distintos as seguintes autoridades: desembargador Ubiratan Moreira delgado, presidente do Tribunal Regional do Trabalho; procurador de Justiça do MPPB, Valberto Cosme de Lira; vice-presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, André Carlo Torres Pontes; superintendente da Polícia Federal, Nivaldo Farias de Almeida; superintendente da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Jefferson Costa de Araújo; secretário Wagner Dorta, de Administração Penitenciária; Fábio de Araújo Maia, chefe de gabinete do governador; coronéis Otto Ricardo Savaira, Manoel Francisco de Oliveira Filho e Reginaldo Dória de Freitas, respectivamente comandantes dos Corpos de Bombeiros do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Sergipe; Sandro Targino de Souza Chaves, consultor de assuntos legislativos; coronel João Erivaldo Pontes, comandante do Grupo Tático Aéreo, e o coronel Marcos Alexandre Sobreira, presidente da Caixa Beneficente.
História
O Comando do Corpo de Bombeiros foi criado em 1917, através do decreto estadual de número 844. Na época, a corporação funcionava como uma seção ligada à Força Pública Estadual (antiga Polícia Militar) e ainda não contava com instalações próprias. Um ano após a fundação, em 1918, a instituição ganhou um quartel próprio, na esquina da rua Maciel Pinheiro com a Duarte Lima. Já em 2007, a corporação conquistou a autonomia administrativa e financeira, a partir da ativação da instituição como um Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba.
Atualmente, o Corpo de Bombeiros está presente em várias partes do Estado, por meio de oito batalhões e três companhias independentes, que atendem a população nas diversas modalidades de combate a incêndio, salvamento aquático e terrestre, além de atendimento pré-hospitalar.