20 anos

Ruy Carneiro é condenado à prisão, mas anuncia recurso

publicado: 27/02/2024 15h14, última modificação: 27/02/2024 15h14

Uma reviravolta no processo que investigava uma denúncia feita pelo Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público da Paraíba (MPPB), fez a justiça condenar o deputado federal Ruy Carneiro (Podemos)  a 20 anos de prisão, e a devolução de R$ 750 mil aos cofres públicos, pelos crimes de peculato, fraude em licitação e lavagem de dinheiro. A sentença foi proferida pelo juiz Adilson Fabrício Gomes Filho, em um processo que correu em segredo de Justiça, mas terminou vazando durante o fim de semana.

Os crimes teriam sido cometidos pelo parlamentar à época em que foi secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba e as outras pessoas condenadas foram acusadas de integrarem uma quadrilha especializada em fraudar licitações para desviar e lavar dinheiro público, no processo que ficou conhecido como Caso Desk. A Justiça acatou a denúncia em 2018.

Ruy Carneiro está exercendo o seu segundo mandato consecutivo de deputado federal, após ter sido eleito em 2018 e reeleito em 2022. A sentença que condena o deputado não traz nenhuma referência à perda de mandato por causa da condenação.

O deputado federal ainda fez questão de afirmar que é ficha limpa e atribuiu o retorno do processo a questões políticas.

“Não vão me calar por causa da eleição. Vou continuar denunciando os esquemas da prefeitura, lutando contra os privilégios da política e contra o nepotismo, contra os parentes do prefeito que estão lá controlando o dinheiro da gestão”, dispara o deputado, acrescentando: “Querem me calar porque sabem que posso derrotá-los, porque a população vem indicando que quer mudança e porque vou seguir denunciando os esquemas da gestão, o nepotismo e o esquemão dos ônibus. Estou pronto para enfrentar essa luta e vencer”.

Ruy enfatizou que tem uma carreira extensa e marcada pela luta contra a corrupção, o nepotismo e privilégios para políticos. Além de ser ficha limpa, sendo o parlamentar um dos primeiros do Brasil a se posicionar oficialmente contra o nepotismo, ainda no ano de 2006. Lembrou também que é contra o recebimento de pensão vitalícia por ex-governadores, e mais recentemente tem lutado pelo fim do Auxílio Mudança para parlamentares do Congresso Nacional.

Condenações

Ruy Carneiro foi condenado a 15 anos e 10 meses de reclusão e a 4 anos e 4 meses de detenção, a ser cumprido em regime inicial fechado. Além disso, ele deve pagar 200 dias-multa no valor unitário de 4 vezes o salário-mínimo vigente à época do fato.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 27 de fevereiro de 2024.