Notícias

Secretaria inicia formação com Gerências Regionais sobre nova proposta curricular

publicado: 07/02/2020 12h36, última modificação: 07/02/2020 12h36
1e616876-5dee-4a47-a4ef-8876f41bea31.jpeg

tags: FORMAÇÃO , GERÊNCIAS REGIONAIS , PROPOSTA CURRICULAR

 

A Secretaria Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT) iniciou nesta quinta-feira (6) a formação com profissionais das equipes pedagógicas das Gerências Regionais de Educação para que a nova Proposta Curricular Estadual seja implantada nas escolas de educação infantil e fundamental já no início do ano letivo de 2020 nas redes pública e privada. 

A proposta estadual foi feita através da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), elaborada e homologada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) no ano de 2017. Além disso, para montar o plano, professores da rede pública e privada de ensino também foram escutados e sugeriram mudanças e inovações. A proposta foi aprovada pelo Conselho Estadual de Educação em 2018. A equipe de elaboração do novo currículo escolar estadual é integrada pelo comitê de governança, formado por Robson Rubenilson, coordenador estadual do Currículo pela Secretaria de Estado da Educação e Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed); professora Rilma Melo, coordenadora estadual de currículo pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Uilma Mendes, articuladora de regime de articulação pela Undime e Daniel Saraiva, analista de gestão. 

As formações para as equipes pedagógicas das Gerências Regionais de Educação do Estado vão até dia 17/02, nos polos de Campina Grande, no Agreste paraibano e Patos, no Sertão do Estado. As formações estão sendo feitas pela SEECT, e, posteriormente, estas equipes serão as responsáveis pela formação dos profissionais da Rede Municipal de Ensino. Estas capacitações vão acontecer entre os dias 17 e 21 de fevereiro. Em seguida, a partir do mês de março, as equipes pedagógicas dos municípios vão repassar o conteúdo diretamente às escolas, para os professores e gestores.  

“É um trabalho feito pela SEECT em parceria com o Ministério da Educação. Um trabalho que acontece em todo o Estado e envolvendo todos os municípios. A partir deste ano, os professores trabalharão na construção dos planos dialogando com este currículo”, garantiu Robson Rubenilson, coordenador estadual de currículo. 

Ainda de acordo com Robson, a proposta da Paraíba deve ser adotada tanto na rede pública de ensino quanto na rede particular. “A BNCC é lei, e a partir dela os Estados construíram ou reformularam os currículos. Inicialmente para o ensino infantil e fundamental. Nossa proposta foi desenvolvida em 2018 e 2019 e foi aprovada pelo Conselho Estadual de Educação, tornando-se referência para o estado inteiro, tanto para a rede privada quanto para rede estadual e municipal”.

Robson explicou que as novas propostas curriculares e a BNCC têm por objetivo equilibrar o ensino em todo o estado, fazendo com que todos os estudantes tenham acesso ao mesmo conteúdo. “A reformulação dos currículos na Paraíba é para garantir aos estudantes uma base de conhecimento que seja comum. De Cajazeiras a João Pessoa os alunos estejam estudando o mesmo conteúdo no mesmo período, de forma equilibrada”.