Notícias

Paraíba terá mais celeridade nos serviços da Educação

publicado: 12/07/2017 00h05, última modificação: 12/07/2017 00h13
alessio.jpg

Para Aléssio Trindade, a gestão pactuada deve garantir laboratórios mais organizados e merenda mais adequada - Foto: Marcos Russo

tags: secretário de educação , aléssio trindade , governo da paraíba , rede estadual , terceirização


Wellington Sérgio 

O secretário de Educação do Estado, professor Aléssio Trindade, esclareceu como e para que se dará a seleção pública de Organização Social Qualificada na Área da Educação para celebração de contrato de Gestão Pactuada para serviços de apoio nas unidades escolares do Estado. A seleção será realizada no próximo dia 18, às 9h, na Sala de Reuniões da Central de Compras, na Avenida João da Mata, s/n, no Centro Administrativo, em Jaguaribe, na capital paraibana.

De acordo com o secretário, o objetivo desta ação é garantir o crescimento da melhoria na estrutura física e operacional escolar com agilidade e presteza, dando continuidade ao processo de desenvolvimento educacional, iniciado em 2011, pela atual gestão. "É importante ressaltar que o Governo do Estado já realizou a construção de 2.410 salas de aula, além dos 338 laboratórios (Informática, Química, Biologia e Impressoras 3D), bibliotecas, 80 ginásios e 23 auditórios".

Aléssio garantiu que os maiores beneficiados com o novo modelo de gestão são os alunos, que terão profissionais com dedicação ampla na manutenção das instalações, nos laboratórios e demais equipamentos; diretores voltados para a estratégia pedagógica, sem preocupação com as questões burocráticas, como prestação de contas.

Ainda segundo Aléssio, outro ponto importante é oferecer uma educação centrada nos jovens, seus projetos e no estímulo ao protagonismo juvenil, proposta trabalhada na rede estadual.
O secretário falou da importância da organização social qualificada na área, destacando que a Paraíba vem melhorando e qualificando a educação pública estadual desde 2011. A reestruturação da rede física, construção e estruturação de novas escolas com laboratórios para melhores condições para o aluno aprender e o professor atuar, são fatores fundamentais que fazem a diferença.

“Com as organizações sociais, que são institucionais, haverá melhorias das condições educacionais e vai permitir mais agilidade, flexibilidade para todos que trabalham nas escolas. Teremos uma maior estrutura com apoios na prestação de contas, laboratórios mais organizados e uma merenda mais adequada. É neste caminho que vamos melhorar a educação da Paraíba”, frisou o secretário.

As Organizações Sociais interessadas deverão acessar o edital completo e seus anexos no site do Governo do Estado, através do endereço eletrônico: paraiba.pb.gov.br/educacao/editais, e realizar proposta para apresentação.