eleições 2024

Seis municípios têm candidatura única

publicado: 25/09/2024 09h15, última modificação: 25/09/2024 09h15

Na Paraíba, foram identificados seis municípios com um único candidato na disputa pelo Executivo municipal, são eles: Junco do Seridó, Ouro Velho, Poço Dantas, Santa Cruz, São José do Sabugi e São João do Tigre.

De acordo com a Lei nº 9.504/97, conhecida como Lei das Eleições, “será considerado eleito Prefeito o candidato que obtiver a maioria dos votos, não computados os em branco e os nulos”. Dessa maneira, em tese, um único voto válido é suficiente para que a eleição do candidato único seja aprovada.

Dobro
O número de candidaturas únicas dobrou nestas eleições, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), passando de 106, em 2020, para 212. Contudo, os números ainda podem variar, por conta do julgamento de recursos, nas várias instâncias da Justiça Eleitoral.

Segundo o TSE, as 212 candidaturas estão distribuídas em 20 estados, sendo o Rio Grande do Sul com a maior ocorrência, com 43 municípios. Em segundo lugar, o estado de Minas Gerais registra 41 municípios, seguido de São Paulo, com 26. Os estados de Goiás e Paraná registram, cada um, 18 municípios; Mato Grosso e Rio Grande do Norte registram nove candidatos únicos cada um e o Piauí, 11. Os estados com o menor número de candidaturas únicas foram Sergipe, Rondônia e Rio de Janeiro, que registram apenas um município.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 25 de setembro de 2024.