Notícias

Seminário orienta pré-candidatos sobre princípios e valores na capital

publicado: 04/06/2016 00h05, última modificação: 03/06/2016 21h43
1_Cida_Divulgacao.jpg

Ex-secretária de Estado do Desenvolvimento Humano destacou a relevância de uma gestão competente e progressista - Foto: Divulgação

tags: psb , ricardo coutinho , renato casagrande , cida ramos


Janiele Ventura
- Especial para A União

Um seminário realizado ontem pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) orientou pré-candidatos sobre os princípios, valores e compromissos que um candidato socialista deve ter para reivindicar o voto popular. O ex-governador do Espírito Santo e atual presidente da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande, foi o palestrante, seguido pela advogada especialista em Direito Eleitoral, Gabriela Rollemberg. Estavam presentes no evento o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), a pré-candidata a prefeitura, Cida Ramos (PSB), os deputados Estela Bezerra e Buba Germano, além de Nonato Bandeira, que na ocasião foi apresentado como coordenador político da pré-candidatura de Cida, e outros pré-candidatos a vereadores.

Com o nome “Diretrizes de Plano de Governo e Orientações Jurídicas para o Período Eleitoral”, o seminário marcou a saída de Cida da Secretaria de Desenvolvimento Humano. A partir de agora, ela passa a se dedicar integralmente à sua pré-candidatura. “Quem quer ser candidato ou candidata, precisa assinar um contrato com a sociedade que ela representar. Este foi o início da elaboração de um contrato, que a Cida vai assinar com a população de João Pessoa na hora que ela registrar a candidatura dela e começar a fazer sua campanha de forma objetiva”, explicou Casagrande.

Os princípios de um candidato socialista discutidos e abordados pelo presidente da FJM foram: ética, transparência, responsabilidade fiscal e social, participação popular, igualdade, sustentabilidade, liberdade, fraternidade, equidade e justiça. Ele afirma que é essencial ter conhecimento das urgências populares e desenvolver estratégias para satisfazê-las, além de defender também as políticas públicas.

Ressaltando ainda mais o objetivo do encontro, Ricardo Coutinho diz que é preciso preparar os pré-candidatos e pré-candidatas para que eles consigam realizar debates de qualidade. Segundo ele, a população precisa de menos factóides e mais conteúdo.

“Se alguém governa e não consegue demonstrar resultados práticos, ele vai ser muito cobrado por isso. Quem quer entrar, seja no executivo ou legislativo, precisa demonstrar que compreende aquilo que quer fazer. O Renato Casagrande tem uma experiência importante como ex-governador do Espírito Santo e atual presidente da FJM”, enfatizou Ricardo, sobre o objetivo do seminário.

De acordo com Cida, o plano de Governo está sendo construído com o apoio de várias mãos. Segundo ela, semana passada foram reunidas mais de 150 pessoas para a elaboração do diagnóstico da cidade de João Pessoa. Essas pessoas são de diferentes segmentos e especialistas em suas áreas. Para ela, o seminário foi importante por ser o início de grandes discussões. Onde foi possível abordar as diretrizes gerais que nortearão esse plano.

Cida falou também da importância de retomar ações e investimentos importantes para o progresso de João Pessoa. “Precisamos eliminar a incompetência. Hoje em João Pessoa há forte precarização da mobilidade urbana construída na época que Ricardo Coutinho estava na prefeitura. A atual administração municipal não cumpriu importantes obras prometidas em campanha, como o BRT. Ainda há irregularidades na obra da Lagoa, problemas nas obras da Beira Rio. Em quatro anos, a prefeitura entregará somente uma escola pública municipal. Há um verdadeiro desmonte do que vinha sendo realizado na nossa cidade. Por isso é preciso uma gestão competente e progressista, criar novos canais de participação e retomar o Orçamento Democrático, ouvir a população que deixou de ser ouvida. A atual gestão simplesmente deixou de viver sua cidade”.

O que é ser socialista?
Durante sua palestra, além dos princípios, dos valores e dos compromissos discutidos, Renato Casagrande também explicou o que é ser socialista. “Ser socialista é você chegar ao final de um mandato e ter conseguido reduzir a mortalidade infantil. Isso é caminhar em direção ao socialismo. É o ideal que está à nossa frente, de igualdade, de oportunidade, de melhoria da qualidade de vida das pessoas. Isso é ser socialista”, esclareceu.

O ex-governador do Espírito Santo e atual presidente da Fundação João Mangabeira, Renato Casagrande, falou também da importância de contruir projetos políticos responsáveis e sensíveis às questões populares. “Estamos vivendo uma época de desesperança na política e por isso mostramos o diferente. As pessoas não querem mais gestões verticalizadas, o povo também quer ser protagonista do governo, para isso o diálogo e a participação da população são essenciais. Defendemos nas nossas diretrizes princípios como ética, transparência, responsabilidade social e fiscal, participação popular, igualdade, sustentabilidade, liberdade, fraterinidade, equidade e justiça. Acreditamos em Cida pelo que ela representa para a cidade, pela sua capacidade já comprovada e pelo projeto do PSB em João Pessoa, que tem um histórico de luta e trabalho de vanguarda com a liderança de Ricardo Coutinho quando prefeito”, destacou Renato Casagrande.