Notícias

SES realiza campanha de vacinação contra o sarampo com dia D em Bayeux

publicado: 17/02/2020 10h25, última modificação: 17/02/2020 10h25
6c9f8e71-88c7-4973-b58f-ceff80dc1f2a (1).jpeg

tags: SES , VACINAÇÃO , SARAMPO , DIA D , BAYEUX

 

Neste sábado (15) todos os postos de vacinação do País foram abertos para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. Na Paraíba, mais de mil postos de saúde fizeram parte da mobilização. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu a abertura simbólica da campanha no município de Bayeux, onde já existe um caso da doença em investigação este ano, e apresentou o maior índice de casos confirmados no ano anterior. A Campanha é voltada para a população de 5 a 19 anos, público alvo desta etapa da vacinação.

A gerente operacional de Vigilância Epidemiológica da SES, Talitha Lira, explicou que no Brasil foram notificados 30.612 casos suspeitos de sarampo e que na Paraíba o início das notificações se deu em 23 de julho de 2019. Até dezembro de 2019 foram notificados 326 casos suspeitos de sarampo, em 79 dos 223 municípios. Do total de notificações 52 casos foram confirmados, 257 descartados, 17 em investigação.  O município de Bayeux apresentou 3 casos confirmados de sarampo em 2019 e neste ano, dos 5 casos notificados, um está em investigação e é proveniente do município. “Diante do quadro que temos, é primordial o apoio e adesão da população a esta campanha; é importante que os pais e responsáveis estejam atentos à caderneta de vacinação”, completou a gerente.

O sarampo é uma doença infecciosa com sintomas que incluem febre, tosse, corrimento nasal e bolhas na pele. Causada por um vírus, a doença começou a preocupar as autoridades de saúde entre os anos de 2018 e 2019, quando houve um aumento no número de casos no País. De acordo com a chefe de imunização da SES, Isiane Queiroga, mais de 117 mil doses de vacina foram distribuídas em toda a Paraíba para esta etapa da campanha. “A cobertura contra o sarampo vai de 1 a 59 anos, porém estão sendo realizadas campanhas para a atualização e para que as doses sejam tomadas no tempo correto, de acordo com o esquema vacinal”, enfatizou a chefe.

Já para o secretário de saúde do município de Bayeux, Giliard Abrantes, o apoio da SES é primordial para incrementar a cobertura vacinal na cidade. “Receber este apoio do estado vai fortalecer ainda mais as nossas ações aqui no município. Já recebemos um fórum também promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, onde foram trabalhados todos os indicadores da vigilância epidemiológica para que possamos fazer o monitoramento rápido e melhorar a nossa cobertura vacinal”, ressalta Giliard.

 O esquema orientado pelo Ministério da Saúde, de acordo com a situação epidemiológica consiste em três doses da vacina tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba): dose zero para crianças de 6 a 11 meses, primeira dose aos 12 meses de idade e segunda dose aos 15 meses. Esta fase da Campanha Nacional de Vacinação, que vai até 13 de março, é direcionada para pessoas de 5 a 19 anos que não estão com o esquema vacinal em dia. Em agosto uma nova fase da campanha será direcionada para adultos de 30 a 59 anos.