Notícias

serviço notável

Solenidade marca os 194 anos da Polícia Militar da Paraíba

publicado: 04/02/2026 09h01, última modificação: 04/02/2026 09h01
PM_Foto - José Marques Secom-PB 2.jpg

No evento, foram entregues atos de promoção, láureas e medalhas de reconhecimento | Foto: José Marques/Secom-PB

O governador João Azevêdo participou, ontem, da solenidade de comemoração pelos 194 anos da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), realizada no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual fez um balanço dos investimentos na corporação, que teve o efetivo ampliado em mais de 2,1 mil novos integrantes, por meio da realização de concursos públicos.

O evento foi marcado pela entrega de atos promocionais e de láureas e medalhas a militares reconhecidos pela notabilidade dos serviços prestados à sociedade e também a civis. “Desde que chegamos ao governo, em 2019, ocorreram 18,1 mil promoções — isso é respeito. Nós respeitamos a instituição Polícia Militar da Paraíba. Conseguimos fazer, através de uma Lei de Organização extremamente moderna, essa revolução que a Polícia Militar vive na Paraíba”, disse João Azevêdo.

O vice-governador Lucas Ribeiro também evidenciou o momento atual da PM. “A Polícia Militar, assim como todas as Forças de Segurança, vive um momento diferenciado, um bom momento. Tudo isso se resume à decisão. Decisão de que temos investido aqui na Paraíba mais de R$ 200 milhões em infraestrutura e em equipamentos. Também são investimentos nas pessoas, nos homens e mulheres que servem à nossa Paraíba, com valorização e com aprovação de leis que têm possibilitado avanços nas carreiras policiais da Paraíba”, comentou.

O secretário-executivo da Segurança Pública e Defesa Social, Lamark Donato, evidenciou a evolução pela qual a Polícia Militar passou nos últimos anos. “Hoje, podemos comemorar os 194 anos da Polícia Militar de maneira muito mais vantajosa — técnica e profissionalmente falando —, com recursos, com material, com melhores condições de trabalho que superam e muito tudo o que vimos na história. Todos se lembram que, muitas vezes, a gente usava armas pessoais para defender a sociedade, porque a arma da caserna não era boa o suficiente”, contou.

O comandante-geral da PMPB, o coronel Sergio Fonseca, também destacou os avanços registrados nos últimos anos. “Nos meses de agosto e dezembro do ano passado, nós tivemos as duas maiores promoções do estado da Paraíba. Daqui a 10 dias, estou comemorando 30 anos de Polícia Militar e não tenho a menor dúvida em afirmar que essa instituição, que hoje chega aos seus 194 anos, vive o seu melhor momento. A Polícia Militar tem tido investimentos nunca antes vistos”, disse, ao exemplificar a afirmação com a compra de armamentos de última geração.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 04 de fevereiro de 2026.