Sudema promove programação especial dedicada ao Dia Mundial do Meio Ambiente

publicado: 04/06/2019 11h12, última modificação: 04/06/2019 11h12
81a59093-c1c4-44d8-9473-c58056b6c8fa.jpeg

tags: dia mundial do meio ambiente , sudema , sustentabilidade

Para as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) programou duas ações simultâneas, em Patos e no município de Conde. As ações têm como tema “Juntos em Combate aos Crimes Ambientais”.

Os trabalhos da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceda) da Sudema já passaram por Pitimbu, João Pessoa e Campina Grande. E, nesta quarta-feira, a Caravana Ecológica chega em Patos, a partir das 7h30, na Reserva Ecológica Verde Pasto, com uma trilha ecológica, palestras informativas proferidas por policiais do Batalhão Ambiental e exposição de animais taxidermizados.

Com o lema “Conde, cidade unida pela sustentabilidade”, o município litorâneo terá atividades na praça principal, a partir das 8h, com apresentação do grupo de percussão Tambores do Tempo, que mistura ritmos e danças tradicionais como ciranda, samba reggae e toré (dança típica dos povos indígenas do Nordeste).

Ainda na praça, a população poderá conferir uma exposição montada pela prefeitura local, onde os demais órgãos envolvidos na Semana do Meio Ambiente irão expor materiais ligados às questões ambientais. Além da homologação do Código de Meio Ambiente do município, entrega dos aparelhos medidores de ruídos sonoros aos agentes ambientais e distribuição de mudas do viveiro municipal.

A programação continua, na quinta-feira (6), a partir das 8h, com atividades na Unidade de Conservação Parque Estadual da Mata do Xém-Xém, localizada em Bayeux, quando serão desenvolvidas ações educativas, como palestras com conselheiros ambientais, escoteiros e pinturas para alunos da rede pública de ensino e pintura do cercamento da UC.

Na sexta-feira (7), às 13h30, na Escola Estadual Antônio Pinto Barbalho, no distrito de Pitanga da Estrada, em Mamanguape, haverá apresentação cultural, palestra sobre crimes ambientais, proferida pelo Batalhão Ambiental, e exposições de materiais informativos e animais taxidermizados.

A programação será encerrada no Jardim Botânico Benjamim Maranhão (JBBM), em joão Pessoa, que é administrado pela Sudema, no sábado (8), com uma atividade especial: uma oficina direcionada aos profissionais e estudantes das áreas de educação e turismo, a partir das 8h30, intitulada ‘Educação ao ar livre e o déficit de natureza: o que as crianças estão perdendo por estarem longe dos espaços naturais?”, ministrada por Edmilson Fonseca. A ação disponibiliza 20 vagas e as inscrições são realizadas, antecipadamente, pelo e-mail jardimbotanico.jp@gmail.com.

No período da tarde, entre 13h30 e 16h30, será lançado o projeto ‘Jardim de Livros’, que é uma biblioteca colaborativa localizada no Centro de Visitantes do Jardim Botânico, onde os visitantes poderão pegar os títulos disponíveis e ainda serão estimulados a deixarem outros exemplares para que outras pessoas possam se beneficiar com o projeto.

Para todas as atividades do JBBM, os participantes devem trajar calças compridas e sapatos fechados. Tudo é gratuito.