A Rádio Tabajara 105.5 FM vai estar no ar, ao vivo, durante todo o dia no próximo domingo (6), a partir das 8h, com a cobertura jornalística completa do primeiro turno do processo eleitoral para a escolha dos prefeitos por toda a Paraíba. A emissora organizou uma programação que vai contar com quatro mesas-redondas, envolvendo jornalistas e especialistas da área, intercaladas com balanços dos órgãos de segurança e fiscalização, reportagens e boletins das urnas de vários municípios direto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A transmissão será pela frequência 105.5 FM e pelo YouTube da Rádio. O Jornal A União publicará, excepcionalmente, caderno especial na segunda-feira (7).
A emissora mais antiga da radiofonia estadual soma forças com as irmãs da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), a Rádio Parahyba FM 103.9 e o Jornal A União, para elevar o já conhecido padrão de cobertura de grandes eventos. O Jornal A União e Tabajara dividirão equipes em momentos importantes do dia, como votação de candidatos e diversos fatos de rua. Já a Parahyba FM vai entrar em rede a partir das 17h na apuração paralela e totalização dos votos. Uma equipe de 50 pessoas está envolvida na cobertura, com previsão de mais de 12 horas ininterruptas de programação.
A programação começa às 8h com a mesa-redonda “Você está votando pra quê?”, abordando a função de cada cargo e a competência de cada órgão dos poderes Legislativo e Executivo. A apresentação será de Oscar Xavier e de Naná Garcez, jornalista e presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC). A produção da programação da manhã é de Josi Simão e Marcelo de Lima.
Às 11h, tem início a segunda mesa-redonda “A conquista da Democracia”, que vai falar sobre a história do processo democrático brasileiro e a evolução das eleições. A apresentação será das jornalistas Gisa Veiga e Josi Simão, tendo como convidados Rui Leitão, historiador eleitoral e diretor de Rádio e TV da EPC; e Wécio Araújo, cientista político.
A terceira mesa-redonda começa às 13h sobre a “Radiografia do eleitorado”, discutindo o percentual de homens e de mulheres no eleitorado paraibano, fazendo um aprofundamento nos números das principais cidades. A apresentação é de Suely Gonçalves e Flávia Suzue, com a participação de José Artigas, advogado especialista em direito eleitoral. A produção da programação da tarde é de Esdras Alves e Mike Rodrigues.
Às 15h, a quarta mesa-redonda vai trazer o resumo do dia de eleição, com balanço das informações, dos órgãos de segurança e fiscalização, como Semob, Polícia Rodoviária Federal(PRF), Polícia Federal(PF), Polícia Civil(PC), e a reta final da votação. A apresentação será de Ívyna Souto e Meyri Gomes.
A partir das 17h, sem hora para encerramento, começa a cobertura da apuração dos votos até o resultado final, com boletins das primeiras urnas computadas, das principais cidades de cada região e em seções estratégicas de maior concentração de eleitores. A apresentação será de Ívyna Souto e Marcos Thomaz e o correspondente no TRE será Lucas Batista.
A programação das Eleições 2024 da Rádio Tabajara será finalizada apenas após os pronunciamentos dos eventuais vencedores, ou candidatos que estarão no segundo turno das duas maiores cidades do estado: João Pessoa e Campina Grande.
O Jornal A União, como o único diário impresso a circular na Paraíba, não poderia ficar de fora da cobertura. Por isso, além de divulgar as entrevistas que a Rádio Tabajara realizou desde agosto com os candidatos a prefeito de João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Conde, Patos, Sousa e Cajazeiras, também publicou matérias especiais com temáticas diversas, envolvendo as eleições municipais – a participação da mulher, dos jovens, o eleitorado paraibano e outras abordagens. Afora, é claro, a cobertura diária dos principais fatos da política.
Normalmente, o periódico circula de terça-feira a domingo. No entanto, na segunda-feira (7), após o pleito, A União sairá com uma edição especial com a cobertura completa das eleições.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 02 de outubro de 2024.